Depois de meses (talvez anos) de consideração cuidadosa, você decidiu que finalmente é hora de fazer uma mudança de carreira. É uma das decisões mais importantes da sua vida profissional e terá um impacto significativo na sua qualidade de vida no futuro. Estar pronto! Essa mudança não acontecerá da noite para o dia e será um processo de montanha-russa. Aqui estão 3 equívocos para evitar ao mudar de carreira:
1. Achar que é fácil mudar de emprego
Como mencionado nos parágrafos iniciais, o processo de mudança de carreira é um turbilhão de emoções e nada é fácil! Algumas pessoas pensam que vão se candidatar a um emprego e entram nesse processo e esperam que algo aconteça. Eles perdem a confiança e ficam irritados.
2. Negligenciar seu currículo
Todo currículo precisa ser adaptado ao trabalho específico que você está almejando. O recrutador moderno lida com tantos currículos que só tem tempo para folheá-los. Você basicamente tem seis segundos para chamar a atenção do recrutador , então todas as habilidades relevantes que você possui para aquele trabalho precisam estar no topo do seu currículo. Ainda existem algumas pessoas que caem na armadilha de passar a maior parte do tempo escrevendo uma boa carta de apresentação, mas usando o mesmo currículo repetidamente. Ambos os documentos merecem igual atenção. Pode demorar um pouco mais, mas é melhor do que ser repetidamente preterido em entrevistas de emprego.
3. Pesquisa insuficiente
Você deve pesquisar o setor em que está entrando para ver quanto de suas aptidões profissionais serão trazidas para sua nova carreira. Você deve levar em conta suas aptidões perdidas e explorar as opções de atualização para obter essas aptidões valiosas. Este pode ser o mais difícil de todos os desafios de transição de carreira. Além de tudo isso, você precisa ter um forte entendimento do estado da indústria que está almejando. É importante ter certeza de que a profissão que você está adotando é melhor do que aquela que você está deixando para trás. Também é importante pesquisar os salários da profissão, para que não haja surpresas ao longo do processo.