Então, você está subindo em sua carreira há algum tempo. E parabéns! Você consegue seu primeiro emprego como executivo. Mas, como você pode ter sucesso neste novo papel – um papel completamente diferente de qualquer outro papel que você já teve antes? Pedimos a alguns executivos importantes o conselho número 1 para executivos iniciantes. Aqui está o que eles querem que você saiba:
1. Sejam curiosos
Diga sim!” quando apresentado com oportunidades. Procure-os e, em seguida, tome-os quando oferecidos. Uma missão no exterior? Pegue. Um projeto que vai esticar você? Tente. Empurre-se e deixe que os outros o empurrem. Todos nós temos que começar em algum lugar, geralmente em uma função de nível básico, e encontrar maneiras de nos desafiar e diversificar. Enquanto estiver curioso, faça muitas perguntas. E preste atenção a todos ao seu redor – as perguntas que eles fazem, os maneirismos, o jargão, etc.
Se algo não parecer certo, pergunte; ou puxe um gerente de lado ou tenha confiança para fazer uma pergunta na reunião na frente de todos. Não há vergonha em fazer perguntas.
“Por que iríamos nessa direção neste projeto, quando o cliente XYZ nos disse que queria algo diferente?” Você pode não obter uma resposta satisfatória – o gerente pode não saber, ou a liderança corporativa quer ir em uma direção diferente – mas apenas trazê-la à tona, demonstrar habilidades de pensamento crítico, é muito valorizado. E se alguém lhe fizer uma pergunta e você não souber a resposta, jogue direto, apenas diga com confiança e curiosidade e volte mais tarde com a resposta.
2. Planejamento Estratégico
Cercar-se de pessoas que sabem mais é a melhor recomendação para executivos emergentes. Quando você se cerca das pessoas certas, promove um ambiente de aprendizado e crescimento para todas as partes envolvidas. Uma parte do aprendizado e do crescimento vem da autoconsciência, que é extremamente importante para abraçar seus pontos fortes e ser modesto sobre suas fraquezas. Para executivos emergentes, entender suas fraquezas o ajudará a identificar as pessoas certas para trazer para seu círculo e nutrir uma carreira longa e bem-sucedida de aprendizado contínuo.
3. Seja o inovador
Todos nós provavelmente compartilhamos a mesma experiência em algum momento de nossas carreiras. Estamos em uma reunião ou em uma ligação, e alguém apresenta uma estratégia, conceito ou tática que parece ter saído do campo esquerdo – mas foi brilhante. A criação e a conceptualização de marcas nascem desta forma, e as marcas existentes mantêm-se relevantes através da constante mudança e evolução. Crie uma estratégia, conceito ou solução para sua empresa ou cliente que os ajude a:
– Melhor definir e capturar participação de mercado, talvez diferencie melhor sua marca.
– Resolva um problema significativo ou um ponto problemático.
– Forneça mais valor excelente para o usuário final.
– Melhorar as margens líquidas.
E se você quiser detonar, feche o ciclo e leve seu pensamento da estratégia à implementação, lançando algumas opções ao longo do caminho. Obtenha feedback de colegas para garantir que você esteja no caminho certo e resolva os problemas “certos”. Não tenha medo de se expor e potencialmente ser rejeitado. Isso aconteceu com muitos dos melhores e mais brilhantes líderes empresariais e inovadores, incluindo Walt Disney, Bill Gates e Thomas Edison.
E agora, nosso mundo é um lugar melhor por causa de sua criatividade e contribuições. Acredito que o momento é propício para inovações. Descubra como você pode tornar o mundo um lugar melhor por meio de suas ações e iniciativas.