Se você é um líder que pretende tornar-se um líder humano, pode sentir que sua missão pessoal na vida engloba possibilitar a grandeza nos outros; ajudar as pessoas a descobrir como elas importam, como suas equipes importam; como eles podem trabalhar juntos liberando seu potencial para o bem maior; e fazendo uma diferença positiva. Confira a seguir, 5 importantes habilidades de liderança, para hoje e para o futuro.
1. Estabeleça Confiança
Em qualquer relacionamento humano, a confiança está na base; é fundamental. Neste grande período de mudança, incerteza e ansiedade que todos nós sentimos – quantos de nós se sentem exaustos e assustados devido a tudo isso? As equipes e as pessoas que você lidera podem estar sentindo níveis profundos de desconforto, talvez paralisia e até medo. Nunca houve um momento mais crucial para estabelecer, aprofundar ou restabelecer a confiança. Estabelecer confiança com a pessoa como um todo, com tudo o que ela é, é especialmente importante. Uma maneira de fazer isso é, em primeiro lugar, conhecendo-os. Reserve um tempo para conhecer seu pessoal, realmente conhecê-lo – quais são suas aspirações, desafios e expectativas de carreira, entre outras áreas-chave. Mostre sua habilidade e experiência em apoiá-los, aja com integridade, cuide genuinamente dos outros e seja confiável. Isso o levará a um longo caminho na construção ou no aprofundamento da confiabilidade.
2. Faça perguntas poderosas
Se você quiser saber o que as outras pessoas pensam, sentem, esperam, aspiram, etc., você deve perguntar, e fazer perguntas poderosas pode realmente fornecer a você (e ao seu coachee/funcionário/relatório direto) muito valor e insight. A definição de uma pergunta poderosa é uma pergunta que ajudará o destinatário a “pensar, refletir, imaginar, obter uma visão” entre outras coisas poderosas. Pense desta forma: quando você faz uma pergunta poderosa, você está ajudando o destinatário dessa pergunta a ganhar perspectiva. Esses tipos de perguntas geralmente começam com o quê, como, quando ou quem. Dependendo do tópico em questão, eles podem realmente ajudá-lo a criar uma conversa instigante e de alto impacto. Tente!
3. Ouça ativamente
Você já se perguntou por que temos dois ouvidos e uma boca? Alguns de nós pensam que é porque há uma proporção importante de tempo que o coachee/funcionário/subordinado precisa ter para se expressar, em vez de fornecermos todas as respostas certas. Coaching é “fazer parceria com alguém, em um processo instigante e criativo que o inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional”. Uma maneira de ouvir efetivamente ou ativamente é “ouvir para entender” para não responder. Um dos atalhos que nós, como humanos, criamos é o que entendemos como a capacidade de estar pronto para disparar a resposta a alguém assim que terminar de falar. Isso não é escuta ativa. Isso é ouvir para responder, o que não fornece as informações ou clareza necessárias. Isso soa familiar para você?
4. Estabeleça a Visão
Existem muitas maneiras de alcançar um estado desejado, mas quando você usa uma técnica de “visão” para seu coachee/subordinado/funcionário visualizar o estado futuro (desejado), você oferece a eles uma oportunidade única de não apenas decidir como obter para esse objetivo, mas você também está promovendo a oportunidade para que ele seja criativo, imaginativo e cresça. Trata-se de focar no futuro, não no passado, mas aproveitando as lições aprendidas e capitalizando em ambos.
5. Estabeleça responsabilidade
Atualmente, com tantos desafios e incertezas, não é incomum que os funcionários se sintam incertos sobre quais são as prioridades corretas a serem seguidas. Quando você treina, certificar-se de que há clareza sobre quem é responsável pelo quê e quando, torna-se fundamental. Se a responsabilidade (e os objetivos) não forem comprovados em conversas de coaching, elas podem simplesmente se tornar boas conversas. Não há crescimento, não há ações, não há caminho a seguir. Evite confusão e aumente o significado e o impacto por meio de conversas de coaching perspicazes e instigantes. Boa sorte!