– Uma boa estratégia que pode gerar entrevistas com suas empresas-alvo é conversar com mais pessoas que estão “por dentro”. A entrevista informativa é uma maneira eficaz de construir sua rede e coletar informações para avançar em sua carreira.
– Entrevistas informativas podem realmente ser bastante divertidas e úteis. Reunir-se para tomar um café, ou visitar brevemente o escritório de alguém, tira a pressão de ambas as partes. Ninguém está dizendo: “Por favor, me dê um emprego!” E ninguém está fazendo uma oferta. É apenas um bate-papo que pode gerar boas experiências profissionais.
– Isso mesmo, não se trata de pedir um emprego! Não imediatamente, pelo menos. Como candidato a emprego, você deve esperar que algumas perguntas sejam respondidas relevantes para o setor em que está, a empresa em que o entrevistador trabalha e os concorrentes da empresa.
– Você deve perguntar sobre boas maneiras de fazer networking em campo. Obter nomes de outros profissionais para contatar outras entrevistas informativas é uma ótima estratégia.
Dicas para fazê-lo:
1. Faça uma lista de pessoas que você gostaria de conhecer
Faça uma lista detalhada de pessoas com quem você gostaria de conversar sobre o próximo passo em sua carreira. Pessoas que o orientaram no passado, pessoas que você admira em seu campo e pessoas em suas empresas-alvo são ótimas pessoas para conhecer. Qualquer pessoa que possa ajudá-lo, ou conheça alguém que possa ajudar, deve entrar na sua lista.
2. Encontre-os no LinkedIn
Procure suas empresas-alvo no LinkedIn e veja quem trabalha lá. Você pode encontrar suas informações de contato facilmente em seu perfil do LinkedIn. Se eles não tiverem um perfil, pesquise no Google para obter seu número de telefone ou endereço de e-mail.
3. Ligue para eles ou envie uma mensagem
As mensagens telefônicas geralmente não são retornadas e as caixas de entrada costumam estar cheias para muitos profissionais. Seja persistente, tente várias vias de comunicação ou passe pelo assistente de um contato (mas não o assedie). Deixe claro que você quer apenas uma breve reunião para discutir um conjunto específico de perguntas sobre seu trabalho, empresa e setor, e que você não está perguntando sobre uma oportunidade de emprego.
4. Reúna-se com vários contatos a cada semana
Comprometa-se a realizar 2-3 entrevistas informativas de forma consistente. Atenha-se à quantidade de tempo que você mencionou ao marcar a reunião e não vá além disso, não importa o quão tentado você possa estar! Você sempre pode marcar outra reunião ou usar perguntas adicionais como motivo para manter contato e construir o relacionamento.
5. Traga seu currículo (apenas no caso)
Não o ofereça. Mas, se eles pedirem, você estará preparado. Além disso, se o assunto surgir na conversa, você pode pedir conselhos sobre como aprimorá-lo. Existem aulas que você deve fazer? Organizações que você pode participar? Obtenha o feedback deles sobre o que pode torná-lo um candidato mais forte.
6. Faça perguntas relevantes sobre o setor, empresa ou cargo
Como você se interessou por essa área? O que o trouxe a esta empresa? Como é um dia típico na sua posição/departamento? Quanto tempo você gasta fazendo ______ por dia? Que tipos de problemas você resolve em sua posição? O que você pode me dizer sobre a cultura corporativa? Quais são os maiores desafios que a empresa enfrenta agora e no futuro? Que habilidades e qualidades tornam alguém bem-sucedido neste campo?
7. Obtenha mais conexões antes que a reunião seja concluída
Pergunte quem eles conhecem que pode ser uma boa pessoa para você falar. Obtenha suas informações de contato. Pergunte se não há problema em informar à nova conexão quem o encaminhou.
8. Envie uma mensagem de agradecimento
Faça isso dentro de 24 horas no formato de sua escolha. O e-mail é conveniente e verde. Você pode ser percebido como um especialista em tecnologia. Ou, você pode ser visto como impessoal. Uma nota manuscrita é percebida como mais pessoal por alguns. Ou, por outro lado, arcaico. Está em debate e depende do seu setor. Basta escolher um e agradecer rapidamente.
9. Mantenha contato
Conecte-se no LinkedIn e envie mensagens ocasionais atualizando o contato sobre seu progresso. Se você encontrar algum artigo que possa ajudá-los, repasse-os. Monitore a empresa e seu contato usando o Google Alerts. Quando você descobrir que eles receberam uma promoção ou falaram em uma conferência, envie um e-mail de felicitações. Manter contato ajudará o relacionamento a crescer. Eventualmente, as entrevistas informativas que você conduzir serão recompensadas. Vai se espalhar a notícia de que você está procurando uma nova posição. As pessoas vão se lembrar de sua personalidade e respeito. Os relacionamentos que você está cultivando resultarão em uma rede que o manterá em mente para quando a empresa estiver pronta para contratar.