As habilidades do futuro para o profissional do futuro. A importância do desenvolvimento das habilidades comportamentais passa por muitos profissionais de forma velada, seja pela falta de conhecimento quanto a disrupção que a inovação tecnologia causará no futuro do trabalho e das profissões, seja pelo foco excessivo nas competências técnicas. É importante observar que naturalmente passamos por eras, que agora, são cada vez mais curtas nos levando a viver não uma mudança de era, mas uma era de mudanças.
Quanto ao futuro do trabalho (não tão distante), com a quarta revolução industrial, grandes mudanças já são realidade, como a morte de diversas profissões, surgimento de novas, e a aplicação de robôs para atividades repetitivas, avançando ainda mais através da inteligência artificial com algoritmos capazes de aprender sozinhos e realizar tarefas complexas. O contexto apresentado acima, exige de nós um novo modelo de profissional, agora completamente adaptável às mudanças, resiliente e amigo da máquina, e assim como os avanços tecnológicos impulsionam o mundo em uma perna, o ser humano se torna a outra igualmente importante.
É natural que surja a insegurança quanto a substituição em massa da mão de obra pela máquina, mas surge também a oportunidade de se reinventar no novo mundo, no novo mercado, explorando todos estes avanços e se desenvolvendo como profissionais, agora, potencializado através das habilidades comportamentais. As soft skills, habilidades sociais ou comportamentais (como são chamadas), serão qualidades imprescindíveis para o profissional do futuro.
As empresas não mais contratam apenas por aquilo que você sabe, mas por aquilo que você é. Você é criativo, inovador, adaptável a mudanças? Se relaciona bem e tem a capacidade de se colocar no lugar do outro? Tem espirito de grupo e visão sistêmica? Se a resposta for não, não existirá lugar para você. O Fórum Econômico Mundial divulgou o relatório “O Futuro do Trabalho”, que analisa o mercado de trabalho, contemplando as mudanças que podem ocorrer até 2022. A pesquisa foi baseada nas opiniões de líderes de recursos humanos, executivos e grandes empregadores. Além disso, também foram usadas informações fornecidas pelo LinkedIn. Vinte países com economias desenvolvidas e mais de 300 empresas de diversos setores participaram da elaboração do relatório.
Se você deseja ser um profissional do futuro, confira quais serão, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, as habilidades comportamentais mais requisitas dos profissionais até 2022:
1) Pensamento inovador e analítico
2) Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado
3) Criatividade, originalidade e iniciativa
4) Tecnologia, design programação
5) Pensamento crítico e analítico
6) Resolução de problemas complexos
7) Liderança e influência social
8) Inteligência emocional
9) Racionalidade, resolução de problemas e ideação
10) Análise e avaliação de sistemas
O profissional do futuro é aquele competente tecnicamente, capaz de extrair da máquina força para seus braços, do software agilidade para seu raciocínio e possuir habilidades comportamentais bem desenvolvidas. Fica aqui um belo dever de casa para todos nós!
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/a-import%C3%A2ncia-das-habilidades-comportamentais