Em uma cultura dominada por postagens curtas, vídeos e outros conteúdos nas mídias sociais, todos enfrentamos uma enorme pressão para nos comunicarmos cada vez mais brevemente. Quando se trata de currículos, as tendências recentes reduziram os comprimentos preferidos para duas a três páginas. Se o seu currículo é longo, como você pode condensá-lo sem perder valor? A maioria dos currículos contém muita informação na forma de frases corridas, descrições de habilidades desajeitadas, marca sem brilho e detalhes desnecessários. Ao aparar essas áreas problemáticas, seu currículo pode se tornar uma máquina de comunicação de marca enxuta. Confira:
1. Diga mais com menos
Recorte as palavras desnecessárias e exclua as palavras repetidas. Evite descritores vagos e frases como “uma variedade de”, “muitos”, “outros” e “com sucesso”. Substitua-os por detalhes específicos que agreguem valor e significado ao texto.
2. Aproveite os verbos de ação
Embora todos os verbos transmitam algum tipo de ação, alguns contêm mais energia e ação do que outros. Pode ser correto dizer que você escreveu o plano quinquenal da empresa, por exemplo, mas é mais poderoso dizer que você criou estratégias, criou e executou o primeiro plano quinquenal da empresa.
3. Elimine a linguagem passiva
A linguagem passiva em um currículo mascara o verdadeiro papel que você desempenhou na tarefa que está descrevendo. A frase “Fui exposto a diferentes culturas, pessoas e desafios” é mais fraca do que “Ganhei exposição interfuncional e intercultural a 5 etnias em 12 países”, por exemplo.
4. Use números sempre que possível
Os números falam, por isso é imperativo usá-los em currículos para quantificar as principais realizações e informações de contexto. Não diga ao seu leitor que você excedeu as metas de vendas. Mostre a eles o quanto você superou as metas ano a ano. Cada marcador na seção “Histórico de trabalho” deve conter pelo menos um número. Se você seguir apenas uma dica neste artigo, esta deve ser a única.
5. Reformatar
Muitos currículos de estilo antigo e modelos internos do MS Word não usam o formato mais eficaz para chamar a atenção de um gerente de contratação. Em seu currículo, certifique-se de estar usando uma folha limpa, fonte (Arial, Calibri). Além disso, não reduza suas margens para caber mais texto em uma página. Isso sacrificará o espaço em branco e tornará seu currículo mais difícil de ler. Finalmente, coloque seus títulos e nomes de empregadores em uma linha, se você ocupou apenas uma função na empresa, e fique atento às linhas de parágrafo perdidas e palavras isoladas em uma linha sozinhas.
6. Categorize
Alguns conteúdos podem ser categorizados ou subcategorizados para transmitir informações de maneiras mais poderosas. Subdividir uma longa série de marcadores, digamos, em três a quatro categorias que enfatizam a funcionalidade cruzada de seu conjunto de habilidades não apenas facilitará a leitura de suas conquistas, mas também mostrará sua marca multifuncional ao adicionar palavras-chave específicas do setor ao currículo.
7. Contextualize
Dê aos seus leitores a qualidade e o tipo de detalhe certos para ajudá-los a entender o escopo completo do seu impacto. Por exemplo, se você deu a volta por cima em uma operação, essa é uma realização crítica a ser incluída. Mas incluir detalhes de contexto antes e depois fortalecerá automaticamente a apresentação. Quanto dinheiro a empresa estava perdendo por mês ou ano antes do seu mandato? Quanto lucro ou receita ele estava gerando quando você saiu?