Se você está satisfeito com um perfil “placeholder” do LinkedIn até este ponto, ou sente que conseguir um emprego pelo site não é uma opção viável, temos algumas novidades para você. O cenário de contratação mudou, permanentemente , e aqueles que se adaptarem garantirão as melhores oportunidades.
Aqui estão quatro dos maiores erros que as pessoas cometem em seus perfis do LinkedIn:
1. Não usar o título em todo o seu potencial
Abra seu perfil e dê uma olhada no “título” que está logo abaixo do seu nome. Se tudo o que ele faz é listar seu cargo atual e a empresa em que você está trabalhando, altere-o! Os títulos do LinkedIn aceitam no máximo 120 caracteres. Use este espaço para se dirigir diretamente ao seu público, sejam recrutadores, colegas profissionais ou clientes em potencial. No título do LinkedIn , liste suas habilidades após o cargo e a empresa atuais. Essas habilidades são palavras-chave que ajudarão você a aparecer nos resultados de pesquisa no LinkedIn. Isso permitirá que os recrutadores e gerentes de contratação o encontrem, e eles estarão mais propensos a clicar no seu perfil se o título do LinkedIn estiver otimizado com habilidades relevantes, as habilidades que eles estão procurando em um candidato a emprego e um funcionário em potencial.
2. Retrabalhe seu currículo na seção “Sobre”
Embora seja fácil retirar o conteúdo do seu currículo para preencher a seção “Sobre” do seu perfil do LinkedIn, também é ineficaz. Sua seção “Experiência” deve ser idêntica ao seu currículo. Seu resumo, localizado na seção “Sobre”, não deve. Um dos maiores erros que você pode cometer em seu perfil do LinkedIn é não incluir sua declaração de marca pessoal na seção “Sobre”. Você precisa comunicar como você cria valor, como você economiza ou faz dinheiro para as empresas como um negócio de um só. Qual a sua especialidade? Em seguida, após sua declaração de marca pessoal, liste suas principais habilidades e realizações, o que aumentará ainda mais suas chances de ser encontrado por recrutadores e gerentes de contratação.
3. Não ter recomendações
As recomendações são cruciais para estabelecer credibilidade no LinkedIn. Algumas frases cantando seus elogios por um ex-chefe ou colega podem fazer mais por você do que parágrafos de prosa de autocongratulações. Aqui está um modelo de mensagem que você pode usar ao entrar em contato com alguém por meio do LinkedIn para uma recomendação:
Oi [Nome]
Espero que esteja tudo bem! Gostei muito de trabalhar com você em/no [projeto/empresa] e ficaria muito grato por uma breve recomendação do LinkedIn. Se você pudesse falar sobre minhas capacidades em [qualidade nº 1] e [qualidade nº 2], seria uma grande ajuda. Apenas algumas frases é tudo que eu procuro. Foi um verdadeiro privilégio trabalhar com você, e sei que uma recomendação aumentaria significativamente meu perfil. Agradecemos antecipadamente pelo seu tempo, e espero ouvir de você em breve.
Obrigado, [Seu Nome]
Lembre-se de retribuir o favor também!
4. Não incluir “ganchos” pessoais
É incrível a frequência com que um detalhe aparentemente insignificante sobre a vida não profissional de uma pessoa resultará em uma entrevista. A familiaridade é um poderoso motivador. Se alguém sentir que conhece você ou que você compartilha um interesse importante, é muito mais provável que busque uma conexão. Aqui estão algumas seções que você pode preencher no LinkedIn para fornecer esses “ganchos” pessoais:
– Experiência Voluntária (evite inserir aqui qualquer coisa polarizadora, como atividades religiosas ou políticas)
– Causas em que você está interessado
– Participar de grupos não profissionais do LinkedIn (ex. Awesome Mountain Bike, Women in Photography)
– Interesses pessoais
A conexão acontece através da contação de histórias! Seu perfil do LinkedIn conta sua história? Se você cometeu alguns desses erros no seu perfil do LinkedIn, tudo bem! Não é o fim do mundo. Agora você pode tomar as medidas para corrigi-los para que você tenha um perfil do LinkedIn completo e bem otimizado que o colocará na frente dos recrutadores e gerentes de contratação certos!