Falha é uma palavra negativa. Ninguém quer falhar. Muitos de nós fazemos tudo o que podemos para evitar o risco de nos tornarmos “fracassados”. Mas você já considerou o que realmente é “fracasso”? Vamos pensar nisso de uma perspectiva diferente – como mais um passo na vida que nos leva ao que quer que façamos a seguir.
– **O fracasso não é o problema. O medo do fracasso é.**
Você precisa mudar sua perspectiva e reconhecer que falhar pode ser a chave para alcançar o sucesso. O fracasso é um professor eficaz. É mais fácil aprender com o fracasso do que com o sucesso. Dá a você a chance de analisar o que não está funcionando e fazer algo a respeito. Mesmo que alguns fatores pareçam estar fora de seu controle, pense bem sobre o que eles são. Você pode fazer alguma coisa para reduzir seu impacto? Ou existe uma maneira de obter maior controle sobre eles?
– **O fracasso torna você resiliente e persistente**
Ao falhar e depois usar o que aprendeu com a experiência, você tem o potencial de se tornar mais resiliente e persistente. Quanto mais persistente você se torna, menos provável é que seja afetado emocionalmente por não obter o resultado que esperava. E isso lhe dá uma perspectiva melhor para analisar o que precisa ser feito para levá-lo ao sucesso. Cada “tentativa fracassada” simplesmente se torna uma nova experiência de aprendizado para ajustar seus esforços.
– **Tentar e falhar é muito melhor do que não tentar**
Se algo vale a pena, provavelmente vai dar um pouco de trabalho para conseguir. Portanto, inclua em seus planos a expectativa de que isso pode exigir um esforço significativo. Mas até que você tente, você nunca saberá. E mesmo que não dê certo, você deu uma chance e terá aprendido com a experiência. Se você está tão ocupado se preocupando em falhar que nunca encontra o ímpeto para seguir em frente, visualize-se daqui a 12 meses lidando com um sentimento de arrependimento por nunca ter tentado. Qual se sente pior?
Enfim, o fracasso é uma parte importante da vida. Pense no seu passado e você provavelmente será capaz de identificar momentos em que fazer uma escolha que não foi bem-sucedido ajudou a refinar sua abordagem e, eventualmente, levou você a um resultado melhor. Comece a ver o fracasso como uma oportunidade de aprendizado, use as lições aprendidas com ele e dê os primeiros passos para se preparar para o sucesso.