Antes de entrar no que deve ou não deve estar em sua carta de apresentação, vamos deixar claro que uma carta de apresentação é obrigatória. Por quê? Bem, a resposta é bem simples. A carta de apresentação dá a você a chance de expressar que você é um profissional e que possui as habilidades, experiência e paixão que o empregador procura em um candidato ideal.
Quando você não envia uma carta de apresentação com seu currículo, isso pode ser interpretado como se você não levasse o trabalho tão a sério – que nem vale a pena seu tempo e esforço incluir uma saudação que colocará suas informações no contexto de necessidades do empregador.
Escrever uma carta de apresentação é particularmente importante se o seu currículo levantar bandeiras vermelhas quando revisado por conta própria. Coisas como um longo período de desemprego, lacunas de trabalho menores ou nenhum treinamento especializado para um trabalho que exija alguma explicação para aliviar a preocupação.
Então, aqui está o que você precisa estar atento em sua carta de apresentação para que ela funcione de maneira eficaz com seu currículo.
1. Não personalizar sua carta de apresentação
Assim como o currículo, sua carta de apresentação precisa ser personalizada e atender diretamente às necessidades do empregador. Não deve simplesmente dizer: “Estou interessado no trabalho e aqui está meu currículo para análise”. Se você vai fazer isso, é o mesmo que não enviar uma carta de apresentação. Fale sobre seu conhecimento no negócio, o que você sabe sobre aquele empregador, por que você é apaixonado por sua missão, produto ou serviço e como sua experiência e habilidades podem ajudar o empregador a atingir seus objetivos.
Forneça destaques de seu currículo e como você pode aplicar o que aprendeu em cargos anteriores ao trabalho que deseja conseguir na organização deles. Basicamente, se o empregador puder sentir sua empolgação por meio da carta de apresentação e ficar impressionado com a história que você conta, você será um dos primeiros candidatos a emprego que ele contatará para saber mais.
2. Não revisar
Sua carta de apresentação é um reflexo do seu profissionalismo. Se estiver cheio de erros de ortografia ou gramática ruim, o empregador acreditará que você é descuidado – um reflexo direto de como você pode se desempenhar no trabalho. Sejamos honestos: se você realmente se importa em conseguir o emprego para o qual está se candidatando, revisará sua carta de apresentação e retomará várias vezes.
Se você não parece inclinado a revisar todos os seus materiais de carreira antes de enviar sua inscrição, o trabalho provavelmente não é o certo para você. No entanto, certifique-se de revisar sua carta de apresentação. Em caso de dúvida, peça a um amigo de confiança para dar uma olhada também!
3. Não seguir as instruções
Muitos empregadores deixarão instruções específicas no anúncio de emprego para os candidatos seguirem. Pode ser tão simples quanto incluir XYZ na linha de assunto quando sua mensagem de e-mail estiver servindo como carta de apresentação, incluindo sua exigência salarial ou fornecendo uma resposta a uma pergunta.
Como muitos empregadores recebem mais candidatos do que precisam, qualquer candidato que não seguir as instruções é eliminado automaticamente. Ao escrever sua carta de apresentação, siga as instruções do empregador no anúncio de emprego. O mesmo vale para quando você o enviar. Mesmo que sua carta de apresentação seja incrível, não seguir as instruções pode prejudicar suas chances de conseguir uma entrevista!