As pessoas sempre associam carreira à profissão, é comum que isso aconteça porque os termos são parecidos. No entanto, eles têm significados diferentes, embora existam algumas similaridades. É de grande importância que os vestibulandos, bem como os estudantes de graduação estejam cientes do que é carreira e profissão.
O que é carreira? Cada indivíduo pode ter uma carreira no decorrer da vida. Durante todo esse período, que geralmente acontece da vida acadêmica até a aposentadoria, as pessoas podem trabalhar em diferentes empregos. Uma carreira é feita com vários cargos em diferentes lugares. A crise econômica é um exemplo dos vários fatores que influenciam mudanças em uma trajetória profissional e pode abranger todas as experiências dos trabalhadores.
O que é profissão? Agora vamos dar uma olhada no que significa profissão. Esse termo está relacionado a cargos ou funções específicas exercidas por profissionais especializados em um determinado segmento de mercado. Ou seja, que estudaram para isso. Por exemplo, nos mais variados cursos ofertados em uma instituição de ensino superior, os recém-formados não ficam limitados a trabalhar em somente um cargo, mas em qualquer posição onde possam aplicar o conhecimento adquirido. Eles podem trabalhar no mesmo âmbito, mas em posições distintas e até em ambientes de trabalho totalmente diferentes.
Diferenças entre carreira e profissão O sentido da carreira é o conjunto de todas as experiências profissionais já realizadas. A profissão, porém, é entendida como um trabalho a ser praticado em determinada área de conhecimento, em diferentes cargos e organizações. Uma carreira pode sofrer mudanças na área em que se trabalha ou deseja trabalhar. Por exemplo: uma pessoa se forma em Direito, embora sempre tenha gostado de Estética. Em determinado momento, decide investir na segunda área e trilhar um novo caminho. A profissão, por sua vez, também pode sofrer alterações, mas se mantém focada em uma área. Por exemplo, uma vez formada em Medicina, a pessoa se torna clínica geral, mas pode se especializar em neurocirurgia. De todo modo, permanece sendo médica.
As características do termo profissão no mercado de trabalho Os trabalhadores podem ter experiências positivas e negativas no mercado. Podemos afirmar que um profissional gostou muito de trabalhar durante anos na mesma profissão. As profissões estruturam uma trajetória profissional. Elas podem ser vistas como algo individual e o conjunto delas no mercado de trabalho formam a vida profissional dos indivíduos. O termo profissão também está relacionado a um cargo exercido. Essa função integral pode ser de professor, médico, odontólogo, entre tantos outros trabalhos de prestígio.
As mudanças que ocorrem durante a vida profissional dos trabalhadores A profissão não costuma mudar muito, ela está estritamente relacionada à escolha do curso da graduação. Um aluno de veterinária pode trabalhar em clínicas como médico veterinário ou pesquisador no campo, ou seja, atuando de maneiras diferentes. Sendo assim, nota-se que são profissões diferentes, mas da mesma área. A carreira profissional desse aluno vai ser caracterizada por todas as funções realizadas ao longo dos anos. Esses são exemplos de mudanças que costumam acontecer na vida profissional das pessoas. A vida dos trabalhadores pode mudar da noite para o dia, mas a dedicação deve ser mantida em todas as circunstâncias para ter uma trajetória de sucesso.