Talvez você não saiba, mas, 90% dos profissionais hoje no Brasil trabalham infelizes. Esses são dados do Jornal Extra e mostra um cenário assustador. Será que no seu empreendimento, o colaborador está feliz? Mais do que pagar bons salários e oferecer condições estruturais, o empreendedor deve pensar também no nível de satisfação do seu time. Uma empresa feliz, naturalmente possui melhores resultados.
Uma prática comum em organizações consideradas “melhores empresas para se trabalhar” é o giftwork, que numa tradução rápida poderia ser: “presentear no trabalho”. Uma empresa com práticas de giftwork é uma organização que estimula a troca de presentes, não necessariamente físicos, mas, são gentilezas sinceras e constantes entre as pessoas que trabalham na mesma organização – gestores e colaboradores. É importante dizer que estes presentes não envolvem custo. Geralmente são um elogio, um feedback, um reconhecimento por um bom trabalho, um aperto de mão, uma palavra amiga em um momento delicado. São presentes que não têm custo para quem oferece, mas têm um altíssimo valor para quem recebe, isso porque cria uma ambiente com excelente clima organizacional, mais leve e produtivo – o que se torna também uma fator primordial para fidelização de talentos.
Este conceito é disseminado pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) que certifica as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo. Entre os princípios para que uma empresa obtenha sucesso na implantação da prática do giftwork estão :
• contratar e receber,
• inspirar,
• falar,
• escutar,
• agradecer,
• desenvolver,
• cuidar,
• celebrar
• e compartilhar
E aí, como estão as práticas na sua empresa? Pense nisso e faça do seu negócio um excelente giftwork.
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/voc%C3%AA-sabe-o-que-%C3%A9-uma-empresa-giftwork