O dia 10 de setembro foi escolhido em 2003, pela OMS, como uma data para chamar a atenção para a questão do suicídio. A organização observou a necessidade de desenvolver uma estratégia que abordasse o tema sem o tabu envolvido, fomentando a informação e a conscientização.
Em 2014, a ABP, o CFM e o CVV idealizaram o Setembro Amarelo. O objetivo, segundo a organização, é conscientizar sobre o suicídio, abordando as formas de prevenção. Por isso, essa ação está presente em toda a sociedade e o intuito é que, a cada ano, aumente a participação. Para isso, as organizações disponibilizam materiais de apoio em que é possível compreender melhor a temática e sua relação com a saúde mental.
É fundamental que esse tema também seja trabalhado nas empresas, uma vez que a atividade laboral afeta diretamente o estado psicológico dos trabalhadores. O mês Setembro Amarelo é uma grande ação conjunta de diferentes esferas da sociedade. Ele visa levar conscientização e informação para todas as pessoas, possibilitando prevenir novos casos de suicídio por meio da educação e uma conversa aberta sobre esse tema.
É uma campanha muito significativa porque envolve ações de pessoas, entidades, órgãos de saúde, empresas, entre muitos outros. O foco é o cuidado com a saúde mental de pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias. Consiste em um olhar para a vida, o cuidado com o outro, suas dificuldades, problemas e conflitos que, muitas vezes, precisa lidar sozinho. Assim, aqueles que estão em risco encontram apoio, os demais descobrem como lidar com essa problemática e evitar os fins trágicos que os abalos da saúde mental podem provocar.
Por que trabalhar o Setembro Amarelo nas empresas é importante? Mais do que prevenir o suicídio, o Setembro Amarelo é uma excelente oportunidade para a empresa falar e agir em prol da saúde mental. As atividades, eventos e o trabalho educacional se estenderão durante todo o restante do ano, impactando o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores. Consequentemente, a equipe desempenhará o seu trabalho da melhor forma possível, atuando com mais qualidade, engajamento e motivação. Isso se reflete em benefícios para a empresa e se estende para a vida pessoal desses profissionais, impactando sua família e a sociedade em geral.
Para realizar uma campanha realmente efetiva, devem ser pensadas diferentes ações durante todo o mês, como conversas, dinâmicas e atividades em grupo. Pequenas ações já fazem toda a diferença para promover a conscientização e tornar esses dias diferenciados. As ações devem levar em consideração as características da empresa. Se o ambiente tiver muitos afastados por doenças mentais, é interessante direcionar o Setembro Amarelo para os problemas observados. Dessa forma, é possível atingir, de melhor maneira, os envolvidos e garantir a saúde mental do trabalhador.
Esse é um momento para desmistificar as doenças mentais, manter um diálogo aberto e combater o preconceito e discriminação na organização, encorajando quem precisa a buscar ajuda. Organizar ações para o Setembro Amarelo com cuidado permite oferecer um mês enriquecedor e transformador para os funcionários.
Quais práticas podem ser adotadas durante o Setembro Amarelo? Como suicídio está diretamente relacionado com o estado psicológico e a saúde da mente, a campanha no mês de setembro deve ser pautada em atividades, momentos e eventos que, além de conscientizar, contribuam para minimizar o estresse, a ansiedade e proporcionar bem-estar para os colaboradores. Como explicamos, é interessante que cada organização desenvolva as suas próprias ações com base nas necessidades identificadas no perfil da equipe. De toda forma, algumas práticas são muito eficazes em diferentes ambientes, uma vez que proporcionam equilíbrio e bem-estar para qualquer pessoa.
Palestras
Para que os colaboradores possam receber da melhor forma a campanha o ideal é que eles compreendam a importância e a relevância do tema suicídio e como ele está muito próximo do dia a dia das empresas. Sendo assim é interessante promover palestras para informação e conscientização. Convide especialistas para um bate-papo sobre o tema. Dê preferência a profissionais que trabalhem o assunto de forma natural, para que os colaboradores se sintam à vontade para compartilharem dúvidas.
Mindfulness
O mindfulness é uma prática de meditação para desenvolvimento da atenção plena. As sessões auxiliam no controle do estresse e promovem a consciência corporal, assim, alia corpo emente para mantê-los em equilíbrio. Durante o mês de setembro você pode formar grupos de mindfulness, convidar profissionais para conversar sobre essa prática e coordenar esses grupos, além de incentivar a meditação fora do ambiente corporativo para que ela se torne um hábito.
Yoga
É uma atividade que alia exercício físico com meditação e concentração. Trabalha corpo e mente por meio de posições especiais e técnicas de respiração. A yoga promove a liberação de endorfinas ao mesmo tempo em que permite que o indivíduo relaxe. Assim como no caso do mindfulness, você pode proporcionar momentos com instrutores especializados nessa técnica para falar sobre os benefícios dela e organizar grupos para praticar a yoga na empresa, além de incentivar a atividade em âmbito pessoal.
Atividades em conjunto
Aqui, vale desde as dinâmicas até as reuniões de descontração. Para atender aos mais diferentes perfis, a empresa deve oferecer algumas opções para os funcionários. Seja alguma dança, seja um momento de recreação ou até mesmo uma gincana, o importante é oferecer um momento de integração. As atividades que sugerimos (mindfulness e yoga) também possibilitam esses momentos em grupo e promovem uma troca de experiências. Mas a empresa também pode criar um espaço de bem-estar, formar grupos para prática da ginástica laboral, corrida, caminhada, entre muitos outros.
O Setembro Amarelo é uma oportunidade da empresa dar o primeiro passo para garantir bem-estar aos seus colaboradores, mas é fundamental que as ações não parem por aí e se desdobrem durante todo o ano. Saúde mental deve ser uma prioridade no ambiente de trabalho.
Relacionamento
Esta não é uma ação exclusiva da campanha do Setembro Amarelo, mas pode contribuir de forma direta para a campanha somada ás ações já citadas anteriormente. Promover a Comunicação Não Violenta (CNV) dentro da uma organização é fundamental não só para lidar com a prevenção do suicídio, bem como outros transtornos psicossociais e psicológicos. A CNV é uma ferramenta certeira para fortalecer vínculos humanos. Quando adotada no ambiente organizacional favorece a manifestação de todos os colaboradores e lideranças, criando um ambiente acolhedor, de empatia, entendimento quanto às emoções, reflexão e tranquilidade.
Decoração
Essa provavelmente é a ação mais comum entre as empresas. Além de utilizar iluminação externa na cor amarelo, utilizar cartazes, faixas e balões, é possível alterar também a cor do tema da Intranet para mostrar apoio à causa.
Como ajudar uma pessoa sob risco de suicídio? É importante identificar os sinais e não tratar as lamentações da pessoa como “drama” ou “exageros”. O contato inicial é muito importante, mas deve ser feito de forma adequada, entre as principais ações podemos destacar: falar de forma carinhosa e sem julgamentos, ouvir com atenção e se mostrar interessado com a conversa, falar sobre o assunto, sem medos e tabus; ter empatia, paciência e demonstrar preocupação, cuidado e afeto; Conversar com amigos e familiares da pessoa e se manter ao lado dela para ajuda e apoio; procurar entender os sentimentos da pessoa sem diminuir a importância deles; não esperar a pessoa dizer que quer se matar para buscar ajuda. É preciso estar atento aos sinais de alerta e levar a situação a sério; ligando para o Centro de Valorização da Vida (CVV) por meio do número 188; Ir atrás das unidades e profissionais da saúde; Participa de grupos de apoio.
Se a sua empresa ainda não adotou o Setembro Amarelo, que tal começar com pequenas ações? Estimule o diálogo e o acesso às informações. Permita que os funcionários saibam a importância de cuidar da saúde mental, estimule que eles se cuidem e promova mudanças positivas no ambiente de trabalho para elevar a qualidade de vida ali.