Resiliência no ambiente de trabalho

Resiliência no ambiente de trabalho

Cada vez mais no ambiente organizacional é esperado que os colaboradores consigam suportar a pressão diária e lidar com as mudanças e exigências da empresa. Mais do que isso, que os profissionais sejam capazes de se adaptar de maneira rápida e eficaz aos novos desafios, atuar com competência mesmo sob pressão, demonstrar criatividade e encontrar soluções, mesmo com poucos recursos, e manter a calma, a integridade e a alta performance em situações adversas.

No cotidiano organizacional, ao passar por um estresse intenso, um colaborador pode se descontrolar emocionalmente, exteriorizando sua reação por meio de atitudes e comportamentos que não refletem a sua personalidade. Se esse profissional tem a sua resiliência desenvolvida, é capaz de reconhecer os gatilhos que o fazem perder o controle. Isso permite que ele encare a situação de outra maneira e não se abale tanto. Com isso, soluciona problemas e se recupera mais rapidamente. É por isso que a resiliência no trabalho é tão essencial: promove o equilíbrio entre as emoções e as ações de uma pessoa.

O que é resiliência? Se você está buscando saber o que é resiliência, vai encontrar basicamente duas respostas: a que explica um fenômeno da física e a que se refere ao comportamento humano. Em todo caso, o conceito de resiliência parte da característica de retomar a forma original após sofrer uma pressão. Portanto, uma pessoa resiliente consegue se recuperar após uma situação de estresse, por mais intensa que ela seja. Sem desmoronar, ela sofre os impactos desse evento, mas é capaz de seguir em frente, usando a sua força interior e a capacidade de enxergar além dos problemas.

Por que é tão importante? O mercado de trabalho atual valoriza muito algumas habilidades interpessoais, conhecidas como soft skills. Entre elas, estão em alta:

– Inteligência emocional.
– Protagonismo.
– Criatividade
– Resiliência.

E não importa a área de atuação ou o cargo: essas competências, que têm a ver com a forma como você pensa e se relaciona com os outros, serão sempre importantes. Um trabalhador resiliente não consome energia e tempo lamentando. Em vez disso, ele busca soluções e reconhece a chance de aprender com as adversidades. Para tal, recorre à flexibilidade, que permite adaptar o que se tem às possibilidades que surgem, uma vez que nem sempre as coisas se desenrolam como planejado.

Como desenvolver a resiliência no trabalho? Quer saber como desenvolver resiliência no trabalho? Comece adotando hábitos que podem tornar você mais resiliente no trabalho. Não há uma forma de medir resiliência, ou fórmulas prontas para desenvolvê-la. Mas, aos poucos, você sentirá que os eventos negativos ou muito intensos já não te afetam tanto. É quando o aprimoramento da sua resiliência começa a ser perceptível e passa a contribuir positivamente na sua vida.

Buscar o autoconhecimento Quando você encara um mergulho na sua essência em busca de pontos fortes e fracos, encontra poder e oportunidade. Ter a consciência de suas limitações e diferenciais ajuda a ter mais autoconfiança e assertividade nas ações. Também favorece o autodesenvolvimento.

Cultivar a inteligência emocional Inteligência emocional e resiliência no trabalho são competências interdependentes. Afinal, a habilidade de equilibrar as emoções promove mais clareza na percepção do que realmente está acontecendo. A partir daí, é mais fácil saber como agir para encontrar uma solução mais rapidamente.

Ter empatia A empatia é praticamente uma condição para ter resiliência emocional no trabalho. Como as pessoas empáticas têm mais habilidade em se colocar no lugar do outro para compreender seu ponto de vista e emoções, são mais tolerantes e se abalam menos com eventos estressantes.

Cultivar o otimismo O otimismo é essencial para manter o foco e a serenidade ao atravessar a turbulência. É o suporte que nos mantém firmes e em movimento rumo à solução. Ao mesmo tempo, o pensamento positivo é um dos motores que transformam problemas em oportunidades e aprendizado.

Ouvir mais Ouvir verdadeiramente o que os outros têm a dizer é importante para aprender com outras visões de mundo e estabelecer uma comunicação efetiva. Especialmente no caso de um feedback negativo ou diante de más notícias, ter resiliência no trabalho fortalece e direciona para a evolução da carreira.

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