A reprovação em um processo seletivo pode trazer alguns aprendizados e oportunidades de melhorar e evoluir. Por isso, a maior parte dos profissionais deseja receber um feedback a respeito da sua não aprovação. Há diversos fatores envolvidos, como estar alinhado com a cultura organizacional, ter as habilidades técnicas necessárias, ter o perfil certo etc.
Ao invés de focar na sua decepção quando você receber uma resposta negativa de entrevista de emprego, você pode transformar a rejeição em uma oportunidade, bem como em uma experiência de aprendizado. Com as ações corretas, você pode se apresentar como um candidato maduro e sério ao recrutador que enviou o retorno de entrevista negativa para futuras vagas de emprego e, além disso, você também pode refletir sobre como melhorar a sua qualificação ou apresentação para conseguir a vaga da próxima vez!
### Faça uma reflexão
Após ter recebido a resposta negativa de entrevista de emprego, você deve avaliar a situação e tentar compreender o porquê do “não”. Será que a empresa estava procurando outro perfil, uma qualificação específica, ou um conjunto de habilidades que você (ainda) não possui? Pense também quanto ao seu desempenho no dia da entrevista de emprego: Quais pontos você considera que se saiu muito bem e em quais aspectos você percebe que pode melhorar? Houve perguntas que você teve dificuldades de responder ou experiências que você deveria ter destacado, mas não destacou?
Não é fácil refazer a experiência, mas, diante de uma resposta negativa de entrevista de emprego, dedicar um tempo para refletir sobre o que você ainda pode aprender só te beneficiará, pois, assim, você estará mais ciente de como pode melhorar como candidato e poderá aplicar esse conhecimento para entrevistas futuras.
### Peça um possível feedback
Não é comum que um entrevistador lhe diga diretamente o motivo da resposta negativa de entrevista de emprego e, geralmente, as respostas são bem genéricas, mas ainda assim vale a pena tentar. Peça feedback sobre a entrevista, sobre as percepções que o recrutador teve de você e suas qualificações profissionais, assim as demais oportunidades de aprimoramento que ele possa ter enxergado em você. Talvez você precise expandir suas competências técnicas, possa melhorar suas habilidades comportamentais durante a entrevista, ou, talvez, você tenha feito tudo certo e tenham gostado de você, mas a vaga de emprego tinha uma aderência ainda maior com outro candidato.
De qualquer forma, buscar um feedback é sempre válido para que você possa refinar e aprimorar possíveis pontos fracos, lacunas ou erros que estiver cometendo durante as entrevistas, não é mesmo?!
### Agradeça pela experiência
Mesmo quando não é aprovado, você ganha algo valioso ao participar de um processo seletivo: experiência. Você conheceu uma nova empresa, conversou com recrutadores diferentes, estabeleceu contatos, enfim, vivenciou uma experiência completa. Quando você passa com gratidão pelas situações tem a chance de conquistas lá na frente. Já pensou que se o recrutador gostar de você pode indicá-lo para outra vaga futuramente? Não é porque você não era exatamente o número da vaga daquele momento que não vai se encaixar em outra. Então, ao receber a resposta negativa do recrutador, lembre-se de responder de forma educada e agradeça pelo tempo dedicado a você. Não precisa fechar as portas com todas as empresas que te disseram não.
### Não desista
Algumas pessoas criam grandes expectativas em relação a um determinado processo seletivo. Quando a resposta chega e é negativa, pode gerar um grande abalo que leva o indivíduo a questionar sua caminhada. Nesse momento é imprescindível não desistir e não deixar o desânimo tomar conta. Um reflexo comum é reduzir a busca de emprego ou ainda se recusar a participar de novos processos seletivos pelo medo de ouvir não. No entanto, lembre-se de que pode ser que a resposta positiva esteja na próxima seleção. Tenha o entendimento de que se você recebeu um não é porque não estava totalmente alinhado com as exigências da vaga.