A influência das relações pessoais na produtividade das equipes

Mini bio

Gil Prado é gestor de equipes de alta performance e atua no mercado de mineração e siderurgia há 29 anos. Com vasta experiência nos processos de operação e manutenção de minas subterrâneas e a céu aberto, consegue desenvolver suas equipes em busca da excelência operacional e com muito foco no fator humano como diferencial para o sucesso.

Ele é apaixonado por mineração, história e relações humanas no ambiente comporativo, e dedicou seus estudos de mestrado ao entendimento e união destes 3 fatores como pontos chave para aumento de produtividade das equipes, e compartilha este conhecimento para desenvolver gestores cada vez mais humanizados e capacitados a conseguir os melhores resultados.

Introdução

A mineração no Brasil enfrenta desafios históricos para encontrar seu lugar de destaque no cenário econômico. É importante para todos os fatores da vida moderna, mas ainda não reconhecida desta forma. Muito recurso é investido nos processos e equipamentos da mineração, para aumentar a produtividade e competitividade. Mas o fator humano ainda é o que tem maiores oportunidades.

O futuro depende de gestores e líderes mais desenvolvidos para acabar com a imagem autoritária dos chefes, ainda muito forte neste mercado. E culturalmente os chefes são temidos. Habilidades essenciais de relacionamento serão diferenciais para os líderes da mineração do futuro e para o aumento da produtividade.

É necessário entender a herança histórica dos relacionamentos entre as empresas e seus empregados. A carga cultural da empresa, pela localização geográfica e seu mercado de atuação, exerce forte influência para a construção de um ambiente institucional fortalecido, motivador, integrado e comprometido com os resultados.

O Papel das Relações Pessoais na Produtividade de uma Equipe

– A história da mineração no Brasil nos ensina.

A mineração no Brasil teve início com o ciclo do ouro, marcado por momentos de exploração, escravidão de índios e africanos, e operários sem as condições mínimas de trabalho, que resultaram em muitas mortes.

As condições de trabalho nas minas são totalmente diferentes hoje. Com muito controle, muitos equipamentos e tecnologia a favor. Mas as pessoas que não trabalham na empresa, ainda convivem com informações de sua herença histórica e acreditam nisso. E cabe ao líder destacar este cenário com conversas abertas, sem ignorar a informação pré existente e carregada pelas pessoas. Pessoas que formam suas equipes.

– O líder precisa estar com sua equipe

Conhecer a pessoa que existe por trás do funcionário cria um laço forte e abertura para discussões mais ativas e transparentes. Permite ao líder entender os reais problemas. Deixa a equipe valorizada por poder ser quem é, e ser respeitada por isso.

Parece pouco, parece óbvio, questão de educação, mas a maioria dos líderes não utiliza desta incrível ferramenta para aumentar a produtividade da equipe. Aproximar das pessoas da equipe mostra a elas a sua essência: o líder também é uma pessoa; explicar o que são as responsabilidades do líder, permite enxergar o que existe além do poder do cargo; estar presente nos locais de trabalho, utilizar os mesmo recursos que todos (EPI, vestiário, refeitório, uniforme e tudo mais), permite ao líder estar mais próximo de sua equipe. A distância não é apenas física.

– Crie um ambiente confiável para ouvir e falar verdades sobre o processo.

A pessoa, o indivídio, é único. Seu cargo e suas atividades profissionais são parte de sua vida, não o contrário. Então como gestores nunca teremos êxito se mantivermos relações frias e meramente profissionais com nossa equipe.

Se envolver em sua vida pessoal, entender os conflitos, alegrias, problemas de cada um, leva os líderes a um ambiente com abertura para conversas francas e verdades postas “à mesa”. O melhor jeito de resolver um problema é conhecendo toda a verdade sobre ele.

Somente falamos toda a verdade para quem é realmente próximo de nós. Quem sabemos que não nos julgará antes de ouvir tudo que temos a dizer. Os líderes precisam  excelentes colegas de trabalho e dedicar um tempo a ouvir as histórias e criar CONEXÕES VERDADEIRAS.

As sugestões abaixo permitem aos líderes aumentar suas CONEXÕES com a equipe, e foram aplicadas com sucesso em empresas que venho atuando nos últimos anos:

– Realizar conversas, preferencialmente, no ambiente de trabalho do colaborador. Ele estará mais a vontade do que em seu escritório;

– Iniciar a conversa sempre com amenidades, para identificar um PONTO CHAVE de conexão. São bons caminhos: futebol (até para pessoas que não gostam), elogios (sempre funciona – infalível), locais que já passou ou frequenta, comida, novelas e filmes;

– Entender a realidade da outra parte e buscar direcionar a conversa para essa realidade apresentada. Do que adianta você falar sobre uma viagem que fez aos Estados Unidos com uma pessoa que nunca saiu da cidade que mora? Isso pode te afastar mais;

– Repetir infinitas vezes um assunto que despertou a atenção do colaborador. Por repetição, a CONEXÃO se fortalece;

– Ser sempre transparente e olhar nos olhos quando estiver conversando. Celular NEM PENSAR;

Para finalizar, o líder que quer aumentar a produtividade da equipe, precisar saber quais são os problemas do processo. A verdade de um problema facilita a busca de soluções. A confiança no líder traz abertura necessária para que a verdade seja dita. As CONEXÕES permitem a abertura e confiança entre as pessoas. A equipe é construída por pessoas e não por peças.

Gil Prado

Mestre em Gestão Estratégia de Empresas pela Universidad Europea del Atlántico – Barcelona  /  Gestor de equipes de alta performance  /  Especialista em processos de mineração. 

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