Como já vem ocorrendo nos últimos anos, a tendência geral é de que as competências comportamentais – as chamadas soft skills – continuem ganhando mais destaque nas contratações que vêm por aí. Confira por que as soft skills são tão importantes para os empregadores e quais delas devem ser mais demandadas nas contratações.
As competências comportamentais geralmente estão relacionadas à sua capacidade de se relacionar com outras pessoas no ambiente de trabalho e também à forma como você consegue (ou não) trabalhar sob pressão e se adaptar a mudanças. Esse tipo de competência é cada vez mais valorizado por empresas do mundo todo porque a maior parte delas já considera que seja mais difícil, por exemplo, treinar a capacidade de um profissional trabalhar em equipe (que é uma competência comportamental) do que ensinar a ele um novo idioma (que é uma competência técnica).
Competências mais importantes em 2021
Muitas das competências mais importantes em 2021 serão aquelas que tivemos de desenvolver no susto em 2020, com a chegada da pandemia que obrigou o mundo todo a se adaptar a uma realidade de trabalho totalmente diferente da que tínhamos até então. Confira a seguir quais soft skills devem estar em alta no mercado de trabalho nos próximos meses.
1. Aprendizado contínuo
Em 2021, as empresas vão valorizar ainda mais quem tem curiosidade e disposição para nunca parar de aprender. A chamada competência de aprendizado contínuo – ou aprendizado ágil, como também é chamada – é o que faz um profissional se adaptar às mudanças que as empresas devem promover o tempo todo para continuar competitivas. Ou seja, é preciso desenvolver essa competência comportamental para sempre atualizar suas competências técnicas, que envelhecem cada vez mais rápido.
2. Pensamento crítico
A capacidade de pensar criticamente já vem sendo valorizada nos últimos anos porque as empresas querem pessoas que de fato possam analisar cenários e buscar soluções. Em 2021, ela deve ser ainda mais crucial, já que o mundo pós-Covid continuará exigindo que as empresas enfrentem desafios e que suas equipes sejam inovadoras e criativas na solução de problemas.
3. Resiliência profissional
Resiliência é a capacidade de um profissional se manter “inteiro” (e produtivo) apesar da pressão e dos desafios que encontra pelo caminho. Ela está entre as competências mais importantes em 2021, ganhando ainda mais destaque. Empresas querem pessoas dispostas a vencer obstáculos e seguir em frente.
4. Flexibilidade
Flexibilidade é outra competência chave para 2021. Não sabemos como será e nem se de fato haverá um novo normal, por isso o mercado valoriza pessoas que saibam lidar com transformações e mudanças repentinas.
5. Dedicação
Em 2020, houve muitas razões para não conseguirmos trabalhar. E o que você fez? Se apesar de todas essas razões, você descobriu uma forma de se manter produtivo e entregar o que era preciso, você é o tipo de profissional que o mercado de trabalho vai valorizar em 2021. A capacidade de dedicação deve continuar em alta no próximo ano.
6. Colaboração e trabalho em equipe
A capacidade de colaborar com o time – ensinando, ouvindo, apoiando – também deve ser muito valorizada pelos empregadores no próximo ano. Quem quiser se destacar deve desenvolver o que eles chamam de “mentalidade de coach”, aquele que sabe ouvir, demonstra coragem, tem empatia no trabalho e colabora para resolver problemas difíceis.
7. Capacidade de trabalho em ambiente virtual
Essa competência não poderia estar fora da lista das mais valorizadas para 2021. Isso significa que quem driblou toda a adversidade trazida pelo ano de 2020 e conseguiu se adaptar ao trabalho remoto e às relações profissionais virtuais tem muita chance de se destacar nos próximos meses. Com vacina ou sem vacina, a aposta geral do mercado é que o ambiente profissional nunca mais será o mesmo. O home office provou seu valor e não deve desaparecer tão cedo.