Depois de vários dias ou semanas de férias, pensar no regresso ao trabalho é inevitável. E para muitas pessoas, esse pensamento causa uma profunda ansiedade. Ninguém quer pensar em e-mails, prazos e gerir reuniões depois das ferias. No entanto, isso não pode ser evitado, especialmente se quiser sobreviver aos primeiros dias de regresso ao trabalho, sem ter um esgotamento. Com isto em mente, o empresário John DiScala partilhou com o site Inc uma lista de dicas que vão tornar o regresso ao trabalho mais tranquilo.
1. Não volte ao trabalho logo após as férias
Toda a gente precisa de algum tempo para voltar a entrar no ritmo de trabalho. Se puder, tire um dia ou dois para relaxar e recuperar antes de voltar ao escritório. Mesmo que precise de arrumar a casa ou fazer recados, dê a si mesmo pelo menos algumas horas para relaxar. Concentre-se em dar tempo à mente para se ajustar, caso contrário, terá que lidar com o cansaço quando voltar ao trabalho.
2. Facilite o regresso ao trabalho
No dia anterior ao regresso ao trabalho ou na manhã do regresso, reserve um tempo para planear o dia. Faça uma lista de tarefas com tudo o que precisa de fazer e priorize o que tem de ser feito com maior urgência. Comece com tarefas antigas que não concluiu antes de sair de férias, isso vai-lhe dar uma sensação de normalidade. Concentre-se em fazer o que requer menos tempo, começar com pequenas tarefas pode aumentar a sua confiança.
3. Traga um bocadinho da sua casa de férias consigo
Recuperar do cansaço pode ser tão simples quanto relembrar. No livro “The Myths of Happiness”, a professora de psicologia da UC Riverside, Sonja Lyubomirsky, descobriu que relembrar uma viagem traz uma sensação de satisfação. Pode ser especialmente útil se puder incorporar sentidos como o cheiro. Os souvenirs também são ótimos para lembrá-lo que não há problema em fazer uma pausa e aproveitar a vida.
4. Interaja com outras pessoas, mesmo que não queira
Alguns colegas de trabalho podem-lhe perguntar sobre as férias e não há problema em falar sobre isso. Não precisa de ter medo de parecer que se está a exibir. Se está preocupado com o que as pessoas pensam, faça perguntas sobre as próximas férias dos seus colegas ou como correram as anteriores. Conversas como estas ajudam-no a criar laços com os colegas de trabalho.
5. Vá trabalhar com uma nova visão
Muitas vezes, as pessoas sentem-se frustradas por não terem conseguido terminar determinada tarefa antes de irem de férias. Mas depois de estarem afastadas do trabalho durante um período de tempo, podem vê-la de maneira diferente e oferecer uma nova perspectiva. Às vezes, só é preciso um tempo fora para dar um empurrãozinho ao trabalho.
6. Faça pausas durante o dia
Entrar em modo de trabalho sem interrupções é uma receita para um esgotamento. Não deixe que a culpa o faça a acreditar que tem que trabalhar sem pausas porque esteve fora. Seja gentil consigo e lembre-se que mereceu as férias. Faça uma pausa de cinco ou dez minutos a cada três horas para descomprimir e relaxar.
Fonte: https://hrportugal.sapo.pt/o-regresso-ao-trabalho-apos-as-ferias-nao-e-facil-mas-isto-vai-ajudar/