Empresas, Humanos, todos possuem. Você já definiu os seus?
Missão é a razão de ser da empresa, o motivo da sua existência; visão é onde ela quer chegar; valores são as virtudes da empresa que devem ser compartilhadas às partes interessadas, ou seja, seus funcionários, os fornecedores, os clientes, a sociedade.
Os valores ainda são os princípios morais que conduzem à empresa ao seu objetivo, é como a empresa quer ser vista interna e externamente. Dentre os princípios estão a ética, a honestidade, o respeito, a integridade, entre outros, visto que uma empresa pode ter muitos valores.
No tempo em que eu cursava minha primeira graduação, lembro de uma fala muito importante de um querido professor: quem não é visto, não é lembrado. Forte, não é mesmo? Mas é a pura verdade! Se não somos vistos, não somos lembrados. Não obstante as dicotomias da vida, é possível ter um resultado diferente dessa “autoinvisibilidade”.
E como isso pode ser praticado? Simples! Assim como acontece nas empresas, o ser humano precisa ter o seu tripé de sustentação, tanto no ponto de vista pessoal, como no profissional e no espiritual, pois é isso que o torna diferente, especial.
Por exemplo: sou Pedagoga. Minha missão é contribuir no desenvolvimento das pessoas. Minha visão, ou seja, onde quero chegar é ver pessoas galgando vários andares em suas trajetórias pessoal e profissional e saber que eu fiz parte desse processo. Meus valores são a fidelidade, a fé em Deus, o compromisso, a responsabilidade, acreditar na educação, o respeito à pluralidade, o amor e o desejo de seguir em frente.
É preciso que tenhamos enraizados na mente e no coração a nossa missão, a nossa visão e os valores, buscando tornarmo-nos protagonistas no cenário competitivo da vida. Em poucas palavras, mostrar a que veio!
E você? Já parou para pensar quais são a sua missão, visão e valores? Já refletiu sobre isso? Ainda há tempo!
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/miss%C3%A3o-vis%C3%A3o-valores