Já está claro para muita gente que ser um líder é diferente de ser chefe e deter autoridade. Sabemos que a liderança está associada à motivação, inspiração e influências positivas para um objetivo maior. É uma relação que está mais baseada na confiança do que no poder.
Existem pessoas que são líderes naturais e outras, que com o estudo, desenvolvem suas habilidades de liderança. A liderança é exercida em relacionamentos interpessoais quando temos um ideal a ser defendido, ela é a força vital que movimenta a gestão de pessoas para ter um trabalho em equipe de forma harmoniosa e determinada. Na intenção de melhorar esse papel fundamental, destacamos 5 dicas atuais para exercer uma liderança melhor.
1 – Desenvolva relacionamentos positivos: Estimule a cooperação entre o time, desenvolva uma cultura transparente que não dê espaço para intrigas e boatos e dê feedbacks honestos. Líderes que pensam no “o que podemos fazer agora?” criam oportunidades na empresa para ideias disruptivas. O time se sentirá mais livre para expor suas próprias opiniões. Neste contexto, a hierarquia é de ideias, não de pessoas.
2 – Demonstre expertise: É mais fácil ganhar a confiança do seu time se ele entende que você tem conhecimento técnico e experiência para tomar boas decisões. Se você não possui esse conhecimento específico, seja franco e peça ajuda do seu time ou de consultores. Outra forma de demonstrar expertise é desenvolver uma cultura data driven dentro da sua empresa.
3. Fortaleça a transparência, inclusão e responsabilidade em torno da tomada de decisões: Certifique-se de que todos entendam quem está tomando decisões e quais possíveis riscos estão em jogo. Isso criará um ambiente de franqueza, segurança psicológica e confiança mútua que evitará tomadas de decisões muito seguras ou avessas a riscos.
4 – Gerencie indivíduos, não equipes: Tenha em mente que cada funcionário é único, com diferentes interesses, habilidades, objetivos e estilos de aprendizagem. Esteja disponível para conversas individuais. Ofereça oportunidades de crescimento de acordo com suas ambições.
5. Mobilize a ação coletiva: Responder a uma crise geralmente requer mudanças comportamentais em nível de grupo. Enfatize a coordenação, a parceria e o diálogo para garantir que todos estejam prontos para seguir em frente na mesma nova direção.