Gestão Pessoal da Carreira: o que é, como fazer?

Gestão Pessoal da Carreira: o que é, como fazer?

O mercado de trabalho está mais dinâmico que nunca, o que significa dizer que a gestão pessoal da carreira vem ganhando importância. E isso ocorre tanto pelos comportamentos e anseios dos trabalhadores, quanto pelas mudanças na gestão de pessoas e de processos dentro das empresas. Por mais que os padrões se transformem e que seja difícil ter um controle sobre a trajetória profissional, a gestão pessoal da carreira ainda é essencial.

Se, em outros tempos, essa era uma preocupação dos empregadores, cada vez mais, passa a ser uma responsabilidade do próprio trabalhador.

### O que é gestão pessoal da carreira?

A gestão pessoal da carreira considera o planejamento e execução consciente da progressão profissional de um indivíduo ao longo dos anos. Ela trata da escolha dos caminhos que o indivíduo vai seguir em sua jornada profissional. O que envolve o tipo de trabalho que pretende fazer, as habilidades e especializações nas quais a pessoa deseja investir e onde quer trabalhar.

### Qual a importância da gestão pessoal da carreira?

Você pode pensar que, se a gestão pessoal da carreira é simplesmente as escolhas que alguém faz na sua vida profissional, todo mundo a pratica, não é? Não necessariamente, pois se trata de escolhas conscientes, estratégicas, pensadas e planejadas, e não de deixar tudo ao acaso.

### Como fazer uma gestão estratégica da sua carreira?

Não há como fazer uma boa gestão estratégica da carreira sem começar a ampliar o seu autoconhecimento. Então, reserve um tempo para pensar sobre você mesmo. Quais são suas virtudes e pontos a melhorar? O que você gosta ou gostaria de fazer?

### O que é um plano de carreira?

Plano de carreira e gestão pessoal da carreira são termos bastante parecidos, muitas vezes utilizados como sinônimos. De fato, se você ler tudo o que falamos no tópico anterior, é muito parecido com o que chamamos de plano de carreira.

### Principais tipos de carreiras

Existem várias maneiras de categorizar tipos de carreiras. Nos próximos tópicos, vamos apresentar as divisões mais comumente utilizadas no mundo da gestão pessoal da carreira.

– Carreira tradicional (ou burocrática)
– Carreira multidirecional
– Carreira empreendedora
– Carreira sociopolítica
– Carreira acadêmica

### 7 dicas para fazer a gestão pessoal da sua carreira

1. Desenvolva inteligência emocional
2. Peça feedbacks
3. Cultive bons relacionamentos
4. Aproveite a tecnologia
5. Aprenda a gerenciar seu tempo
6. Aceite e proponha experiências

Os empregos não são mais tão estáveis e as empresas já se acostumaram com a grande rotatividade de empregados. Por isso, é bom abrir a cabeça e pensar nas formas modernas de gestão pessoal da carreira que abordamos aqui.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress