Emprego novo é uma maravilha. Mas, com o tempo, a rotina se estabiliza e as tarefas começam a ficar repetitivas. Pronto, acabou o encanto! De fato, a desmotivação no trabalho mata qualquer carreira promissora. Por isso, você não pode deixar sua vida profissional cair nessa armadilha!
A melhor forma para combater a desmotivação é entender os motivos que o levaram a isso e procurar caminhos que lhe tragam satisfação. Para isso, é importante identificar quais as características que o definem como um profissional desmotivado e como você poderá lidar com isso.
O que causa desmotivação no trabalho? A verdade é que a desmotivação no trabalho pode vir de diversos fatores. Esse desânimo, que compromete sua produtividade e credibilidade no mercado, pode afetar até mesmo seus rendimentos financeiros. Portanto, vale a pena identificar possíveis causas. Certamente, as mais comuns são as cobranças em excesso, as metas inalcançáveis e a falta de feedback. Mas a gente pode listar mais algumas: pressão desmedida por resultados; falta de reconhecimento; retrabalhos por falhas de comunicação; infraestrutura precária de trabalho; favoritismo e falta de transparência; acúmulo de atividades e prazos curtos; atrasos no pagamento e ausência de um plano de carreira; falta de investimento no desenvolvimento profissional; problemas de relacionamento interpessoal; ambiente tóxico, com competitividade excessiva; responsabilidades abaixo do potencial do colaborador; ausência de liderança e de colaboração.
A desmotivação no trabalho também pode vir da sua vida pessoal. Problemas familiares, financeiros ou de relacionamento tendem a comprometer o desempenho profissional. Logo, o primeiro passo é identificar o que causa essa falta de motivação. Assim, você passa a entender o que está atrapalhando o progresso da sua carreira. Com isso, pode tomar as atitudes certas pra resolver o problema.
Quais são as melhores formas de lidar com isso? Após descobrir a raiz da desmotivação no trabalho, fica mais fácil lidar com a situação. Assim, o primeiro passo é despertar um pouco mais esse lado do autoconhecimento. Além de identificar o problema, que tal exaltar suas qualidades e mapear os defeitos? Nem sempre a culpa é da empresa, por exemplo. Ou somente dela! A desmotivação profissional pode ser um conjunto de fatores. Seus medos, anseios, valores, crenças e limitações contribuem com o panorama. Sonhos e expectativas também! Por isso, pratique o autoconhecimento, descubra quem você é e o que almeja pra seguir com seus planos de carreira.
Também é válido adotar as seguintes medidas: desenvolver seu equilíbrio e inteligência emocional; elaborar um plano de carreira consistente, alinhado ao que você realmente quer pra sua vida; nesse sentido, ter metas e desafios bem definidos, claros e alcançáveis; buscar capacitação profissional e uma atualização contínua; aprender a dividir e equilibrar sua vida pessoal e profissional; trabalhar a automotivação, pra não depender apenas de estímulos externos; aumentar sua capacidade de gerir o tempo e de tomar decisões; investir em networking etc.
O segredo pra lidar com a desmotivação no trabalho é despertar dentro de você a determinação de não se estagnar. Acontece que a rotina e o comodismo podem prender a gente numa condição desfavorável. Então, encontre a causa e arranque pela raiz o que está afetando sua motivação pra crescer profissionalmente.