Procurar um emprego tornou-se relativamente difícil para muitas pessoas. Mesmo alguns profissionais com formação acadêmica avançada, como bacharelados e até MBAs, estão passando por um momento difícil no mercado. No entanto, ainda há muitos empregos por aí para os candidatos certos. Uma das maneiras de se diferenciar de outros candidatos a emprego é ter habilidades transferíveis. De um modo geral, uma habilidade transferível é uma experiência que você pode usar em uma ampla gama de indústrias. Se você é um candidato a emprego, identificar suas habilidades transferíveis e articulá-las aos empregadores provavelmente aumentará suas chances de conseguir um emprego.
Aqui estão as mais observadas habilidades transferíveis que todos os candidatos a emprego precisam:
1. Comunicação
Em quase todas as carreiras, do setor bancário ao setor de hospitalidade, boas habilidades de comunicação são vitais. Como tal, seria vantajoso se você tivesse a capacidade de articular suas ideias por escrito e oralmente. Como a comunicação normalmente envolve mais de uma parte, você também deve ser um bom ouvinte. Os empregadores geralmente procuram pessoas que possam se comunicar com colegas de trabalho de maneira eficaz e objetiva.
2. Habilidades analíticas
Esta é uma habilidade vital em quase todos os campos de trabalho, principalmente porque a maioria das empresas gera receita resolvendo problemas que os clientes enfrentam diariamente. Por exemplo, empresas de computação em nuvem fornecem soluções de armazenamento de dados, garantindo assim que seus clientes tenham um backup dos dados armazenados no local. Os funcionários podem acessar os dados da empresa em qualquer lugar sabendo que têm armazenamento seguro para suas informações. Nesse ambiente, as habilidades analíticas provavelmente serão úteis quando os clientes enfrentarem problemas como carregar dados ou atualizar determinados arquivos. Para resolver essas questões, seria preciso identificar e definir os parâmetros do problema. Essa habilidade também envolve coletar e analisar dados para projetar soluções criativas para problemas complexos.
3. Liderança
A maioria das organizações e empresas emprega mais de um funcionário. Por conta disso, pode não ser possível ter todos os colaboradores em cargos de liderança. Portanto, alguns funcionários que demonstram capacidade de liderar geralmente se encarregam dos demais. A liderança tem tudo a ver com motivar os colegas de trabalho e levá-los a trabalhar em direção a um objetivo comum. Além disso, os líderes analisam as tarefas e definem prioridades para os demais funcionários, bem como identificam e alocam os recursos de que os funcionários precisam.
4. Habilidades de gerenciamento de informações
Tradicionalmente, as empresas mantinham alguns registros, como vendas, compras e salários internamente. Na maioria dos casos, esses dados não eram mais do que alguns gigabytes. No entanto, o surgimento das mídias sociais, a adoção do comércio eletrônico pelos consumidores e o grande número de pontos de dados gerados por empresas e corporações derrubaram o modelo tradicional de gestão da informação. Como resultado, a maioria dos empregadores precisa de funcionários que possam classificar e apresentar objetos de dados de maneira compreensível. O gerenciamento de informações também envolve avaliar e sintetizar informações em relação aos padrões do setor. Os setores em que você pode aplicar esse conjunto de habilidades incluem finanças, educação, manufatura e mídia impressa.
5. Gerenciamento de Projetos
Os gerentes de projeto estão em alta demanda em muitos setores. Seu trabalho como gerente de projeto envolverá o planejamento de projetos, a avaliação dos riscos potenciais associados ao projeto, a alocação adequada das finanças do projeto e a supervisão da execução do projeto no prazo. Você pode usar essa habilidade transferível em setores como educação, energia, consultoria e até mesmo militar.
O setor de trabalho está se tornando cada vez mais competitivo a cada dia que passa. Com isso em mente, os candidatos a emprego precisam ampliar seus horizontes ao procurar um emprego. Aproveite o poder das habilidades transferíveis adquiridas em empregos anteriores para ficar à frente da concorrência. Apenas lembre-se de quantificar essas habilidades em seu currículo. Além disso, certifique-se de mencioná-los em sua entrevista de emprego, e você certamente se destacará da concorrência.