Workaholic vem do inglês e significa alguém que trabalha muito e que não consegue se desligar do trabalho. Os workaholics são identificados como viciados em trabalho; trabalhador compulsivo ou dependente do trabalho. Um dos maiores receios de um workaholic é o medo de fracassar, esse medo faz com que ele se condicione e continue sempre dando o melhor de si na busca por resultados.
Atualmente os workaholics estão perdendo espaço em muitas empresas, cada vez mais preocupadas com a saúde do seu funcionário, e em ajudá-los a equilibrarem sua vida profissional com a pessoal. Algumas características podem ser identificadas no comportamento de workaholics. Verifique se está inserido no grupo dos que dependem do trabalho acima de tudo e mesmo que não possua todas as caraterísticas, é importante estar atento para possíveis sintomas.
1. Disposição para trabalhar muito Possui uma visão ampla daquilo que o seu trabalho envolve e trabalha muito mais tempo do que deveria colocando em risco a sua vitalidade.
2. Tempo Usa listas e outras ferramentas como aplicações virtuais para aproveitar o máximo de tempo da melhor forma possível.
3. Expediente Faz expedientes longos e não se importa de trabalhar constantemente a esse ritmo.
4. Descanso Tem hábitos de sono muito superficiais, possivelmente sofre de insónia. Dorme pouco e não sente falta do descanso durante o dia.
5. Alimentação Não completa o horário de almoço ou almoça na mesa do escritório, sem interromper o trabalho.
6. Família Não sabe separar o tempo exclusivo para a família. Vive cheio de telemóveis e outros dispositivos durante refeições. Para aproveitar o tempo, leva a família nas viagens de negócios.
7. Excelência É movido pelo desejo de ser o melhor em tudo o que faz. Pode ter dificuldades em dividir o crédito das suas ações com as outras pessoas e não sabe ficar em segundo lugar. Tem a incrível habilidade de trabalhar em qualquer lugar: na casa de banho, nas férias, no hospital, dentro do carro. Onde quer que seja possível, ele está a trabalhar.