O futuro do trabalho é, sim, um tema importante, que exige a difícil reflexão sobre nossa capacidade de nos reinventarmos. Uma sútil mudança em nossa maneira de pensar que está no centro dessa fase de transição. Uma única coisa é certa: o mindset do do futuro exigirá uma nova forma de aprender e solucionar problemas. Com o auxílio de novas tecnologias – com novos patamares de automação e algoritmos – novas atividades e novas abordagens serão permitidas. Como parece ser a tendência histórica, novas eras econômicas criam novas demandas e novas oportunidades. Mas como mudar hábitos, como reaprender?
Confira algumas dicas que podem ajudar neste processo.
1. Entenda como as pessoas veem você
Você tem múltiplos talentos e qualidades quando se trata do seu trabalho, mas será que você está fazendo de tudo para destacá-los? Para ter certeza de que você está passando a imagem certa para seu chefe e colegas de equipe, peça para as pessoas próximas a você para descrevê-lo em três palavras. Assim você poderá avaliar quais são seus pontos fortes e quais são as características da sua personalidade, ou até mesmo suas habilidades mais marcantes, que você precisa trabalhar para que os outros prestem atenção.
2. Aprenda a dominar novas habilidades
Se você quer se tornar um profissional ainda melhor e, porque não, se reinventar e renovar a imagem que você passa dentro e fora do escritório, é fundamental que você conquiste cada vez mais conhecimento e experiência. Seja voluntário em novos projetos e neles, procure incorporar tudo aquilo de novo que você tem aprendido atualmente.
3. Encontre uma fonte de inspiração
Para se reinventar no trabalho e assumir uma postura totalmente nova, procure pensar em pessoas que inspirem você. Em seguida, tente se conectar com elas em busca de inspiração, seja na vida real ou até mesmo pelas redes sociais. Iniciar um networking com pessoas de outras empresas e até mesmo de profissões completamente diferente da sua é uma forma de tornar sua transição mais suave e divertida. Assim, você vai conhecer pessoas que estão na carreira que você está interessado e ainda aprender sobre quais habilidades você precisa trabalhar para ser bem-sucedido na área.
4. Crie novos relacionamentos profissionais
É natural criar vínculos com certos colegas de escritório. O cargo, o departamento, a idade… tudo isso são fatores que levam você a se aproximar mais de um companheiro de trabalho do que de outros. Para crescer e se reinventar no trabalho, entretanto, é preciso expandir ou até mesmo mudar esse círculo. Mostre interesse nas habilidades dos novos colegas e, durante uma pausa para o café, pergunte como eles chegaram ao cargo que ocupam e peça para que eles compartilhem seus conhecimentos sobre a empresa.
5. Dê um up no visual
Se sua meta for um determinado cargo ou posição, avalie como se vestem os profissionais que atuam nessa mesma área. Sua aparência pode determinar como as pessoas veem você. Não é preciso fazer nenhuma mudança drástica, mude apenas o necessário para que você se sinta mais confiante na nova área de trabalho e para que passe a imagem correta que seus novos colegas de trabalho terão sobre você.
6. Seja persistente
Leva tempo para se reinventar no trabalho, portanto, tenha paciência. Esse processo de rebranding deve levar muito mais que uma semana, afinal, não é de um dia para o outro que você vai provar para o seu chefe seu valor e capacidade de crescimento, certo? Não devemos desistir pois “a persistência compensa”. Não desista e mantenha-se firme e forte na busca por seus sonhos!