Permanecer relevante é o segredo para o sucesso a longo prazo como líder, independentemente do seu setor ou profissão. Os líderes que não conseguem se manter relevantes em suas carreiras acabarão sendo afastados de seus cargos e terão dificuldade em conseguir outro no mesmo nível que ofereça o salário desejado. Portanto, como líder, você precisa se perguntar: “Estou fazendo o suficiente para me manter relevante em minha carreira?”
Confira algumas dicas para sempre se manter atualizado e relevante em sua profissão:
1. Encontre a fonte da sabedoria – Influenciadores notáveis geralmente utilizam blogs e podcasts para compartilhar ideias ou entrevistar outros profissionais. Mantenha-se positivo ao ouvir essas novas ideias.
2. Mídia social – CNN, Twitter e LinkedIn são ótimos recursos para obter informações, juntamente com conferências e seminários profissionais.
3. Continue aprendendo – Aproveite os cursos online gratuitos. Esteja ciente do que está mudando ao seu redor. Observe as tendências e mantenha-se familiarizado com elas. Não fique preso na sua zona de conforto.
4. Compartilhe a riqueza e fale – Ao encontrar informações interessantes, passe-as para outras pessoas. Abra um diálogo com outros profissionais. Esteja atento a novas oportunidades.
5. Conheça seus concorrentes – Nós, como profissionais, devemos conhecer nossos concorrentes atuais, futuros e novos participantes do mercado. Algumas pessoas veem os concorrentes como inimigos. Eu gosto de manter os concorrentes próximos. Talvez eles estejam fazendo algo que não estamos fazendo. Talvez nossos concorrentes estejam fazendo algo melhor do que nós. Como ponto de compartilhamento, podemos ter algo que fazemos que nossos concorrentes possam usar em seus modelos de negócios.
6. Fique à frente da curva. Você está disposto a aprender com os outros, seguir conselhos, fazer sua pesquisa e permanecer motivado por sua paixão para efetuar mudanças reais.
7. Invista em seu próprio desenvolvimento e rede. Encontre oportunidades estratégicas para desenvolver a si mesmo e sua rede. Sua organização pode oferecer oportunidades por meio de conferências, podcasts, livros e colegas dispostos a orientá-lo/treiná-lo.
8. Pratique a escuta ativa e aprenda. A capacidade de realmente ouvir para entender interesses, ideias, opiniões, preocupações e desafios enfrentados por sua organização.
9. Mantenha tudo em perspectiva. Ao buscar oportunidades de colaboração com abordagens duradouras para o trabalho, você deve ser transparente e olhar para os desafios com as lentes apropriadas.