Proatividade, resiliência, empatia, maestria em se relacionar com os outros. Essas são apenas algumas das soft skills que podem levar você a ser o protagonista da sua própria história e, mais do que isso, da trajetória da empresa onde você trabalha.
Claro que a organização e sua cultura influenciam na sua autonomia para atuar na rotina de trabalho, mas a sua autonomia para assumir o controle da evolução da sua carreira está nas suas próprias mãos. Um dos segredos é não acreditar que a empresa vai definir o seu plano de carreira, mas trabalhar junto com ela para bolar o que é melhor para você. Colocar esse conceito na prática, colher resultados (como ser promovido) e reconhecimentos dos gestores não é tão simples e exige algumas mudanças de atitudes e de estratégias.
Confira uma lista essencial do que você precisa.
1. Seja pontual
Pon chu alidade em empresas com controle de ponto é fundamental, mas não para ter um registro no computador, e sim para que os gestores percebam sua regularidade e saibam que podem confiar em você para acompanhar e participar de projetos relevantes.
2. Mostre proatividade
Proatividade não é o mesmo que cometer insubordinação ou não respeitar as etapas do processo, que isso fique claro! Mas existem várias atitudes que podem ser realizadas pelo profissional sem que ele tenha sido requisitado. Mostrar proatividade significa querer encontrar soluções para problemas. Seguindo essa linha, todas as suas atitudes de proatividade só enriquecerão sua marca pessoal.
3. Tenha atenção ao dress code da empresa
O dress code (código de vestimenta) da empresa não é um mero detalhe e precisa ser seguido. É claro que você não precisa perder seu estilo pessoal, mas no geral, é importante manter uma sintonia com o mercado.
4. Construa seu branding pessoal
Qual é a sua marca pessoal? Como deseja que seus gestores e seus colegas enxerguem você? Com essa projeção, é possível trabalhar seu branding pessoal, criar uma boa reputação e, principalmente, fazer com que ela se propague pela organização.
5. Seja cordial com todos
Respeito e cordialidade não são requisitos para nenhuma vaga no mercado de trabalho. Um profissional educado e cordial no ambiente de trabalho gera empatia e facilita a execução das tarefas e dos processos em equipe.