Para muitos profissionais, a palavra networking é sinônimo de sorrisos falsos, prestação de favores e uma quebra de princípios, mas a situação não é bem assim. Na prática, as empresas não contratam um profissional apenas por ser amigo de alguém. É preciso ter competência e um bom currículo. A indicação é apenas o primeiro passo do processo de contratação. E não funciona como um escambo de favores, mas sim como a troca de informações que ajudam as empresas a economizar tempo nos processos seletivos.
Muito se fala sobre o tema, mas você sabe exatamente como fazer networking? O que é networking? Analisando a origem da palavra, podemos entender que network significa rede de contatos, já que, em tradução livre, “net” se refere a rede e “work” significa trabalho. Dada essa explicação, fica mais fácil entender o conceito de networking. Trata-se da ação de cuidar da sua rede de contatos.
Aprofundando um pouco mais, networking se refere à atividade de manter um relacionamento com pessoas que têm objetivos semelhantes aos seus ou podem te gerar vatanges profissionais. Dessa forma, há uma troca constante de informações, experiências e conhecimentos relevantes para ambas as partes. É por meio dessa ação que muitas pessoas conseguem aumentar suas chances de sucesso. Afinal, quando o networking é bem alimentado, você aproveita melhor as oportunidades do mercado, obtém insights poderosos, garante negociações comerciais mais atrativas e pode criar parcerias importantes para os seus projetos.
A importância do networking
No ambiente de trabalho, além de ser fundamental para conseguir uma vaga de estágio ou emprego, construir um bom networking é importante também para as relações sociais. Muitas vezes, durante a busca por uma oportunidade profissional pode surgir uma amizade duradoura e até mesmo um auxílio para outras áreas. Não são raros os casos de sócios de empresas e startups que se conheceram por meio de uma rede de contatos em mídias sociais .
Fora os benefícios profissionais, como visibilidade, autoridade e credibilidade no mercado, o networking ainda traz elementos positivos para a vida pessoal. Afinal, somos seres sociáveis e, quando nos cercamos de pessoas que nos ajudam e compartilham nossos ideais, temos mais motivação para seguir em frente e mais satisfação com o trabalho.
Como criar um bom networking
Essa é a parte mais difícil do processo, por exigir um traquejo social e tempo para cultivar relações que fortaleçam o seu nome no mercado. Confira algumas das nossas dicas:
Seja gentil
Muitas vezes, uma indicação para determinado cargo ou empresa parte de uma visão pessoal que aquele contato terá sobre você. Por isso, no seu dia a dia, mesmo que ocupe os cargos mais elevados, cuide do seu relacionamento com as pessoas — sejam elas suas subordinadas ou não. A frase “gentileza gera gentileza” faz todo sentido no mundo corporativo. Pessoas que não prestam um bom atendimento, que são arrogantes com colegas de trabalho ou autoritárias com os seus colaboradores, dificilmente conseguirão estabelecer um networking profissional.
Participe de eventos profissionais
Congressos, feiras, palestras e reuniões são excelentes locais para conhecer outros profissionais e os próprios líderes de empresas. Mesmo que você já esteja empregado, não deixe de manter contato com essas pessoas, para que elas te conheçam e lembrem de você no futuro.
Se reconecte com os seus contatos conhecidos
Você não precisa sempre ir em busca de novos contatos para estabelecer o seu networking. Amigos de infância ou vizinhos podem ser boas fontes de oportunidades profissionais. Comece se reconectando aos fatos do passado, seja simpático e só então entre no assunto profissional.
Estabeleça uma troca
É muito difícil continuar a relação com alguém do seu networking. Muitas vezes, você cria uma conexão inicial, mas não sabe como manter o contato. Trocar favores pode ajudar a fortalecer esse vínculo. Um conselho sobre a sua área profissional ou até mesmo algo pessoal, te ajudará a ganhar pontos com aquela pessoa.
Mantenha sua lista de contatos atualizada
Com as demandas do dia a dia, é muito difícil manter uma lista atualizada de todos os seus contatos profissionais. E a verdade é que ninguém pode prever quando precisará acioná-la. Mas, em algum momento da sua carreira, você precisará dela. Por isso, guarde em uma pasta do desktop ou em um arquivo em nuvem, os números e os e-mails que recebe em congressos e eventos; adicione colegas de trabalho em redes sociais como o Facebook; mantenha contato com os seus amigos antigos, e peça o novo endereço do seu vizinho querido que está se mudando. Fazer dessas atitudes um hábito te ajudará a não perder tempo procurando ajuda em momentos de necessidade, e ainda poderá fortalecer o seu traquejo social.
Utilize o LinkedIn a seu favor
A internet é uma importante ferramenta para gerenciar os seus contatos. Se você ainda não possui uma conta no LinkedIn, não perca mais tempo. É preciso apenas ter cuidado para criar uma imagem mais profissional, que é o objetivo principal do LinkedIn. Outro fator importante é ter um perfil completo, com sua formação, experiências profissionais, competências e causas que apoia. Não esqueça também de estabelecer conexões com outros usuários, por meio de recomendações. Elas serão as referências positivas sobre você, que ficarão visíveis para as empresas.
Seja paciente
Sabemos que procurar emprego pode ser uma missão desesperadora, mas é importante ser paciente. Não saia ligando para todos os seus amigos, ex-colegas de trabalho, ou da graduação, indicando que você está desempregado. Foque no relacionamento em primeiro lugar. Seja amável, solícito, demonstre interesse pelo outro e só então entre na questão profissional. Envie um e-mail ou uma mensagem, por meio das redes sociais, indicando que você está em busca de uma nova oportunidade. Caso eles tenham uma indicação, encaminhe o seu currículo. A partir daí, cabe às empresas te convocarem, ou não, para uma entrevista. Não adianta culpar o seu contato, caso isso não aconteça.