O evento “Exponential generation – Shaping the future” promovido pelo SingularityU Cascais Lisbon Chapter trouxe a Portugal os especialistas David Roberts, Manuel Tânger, Ozioma Egwuonwu e Terry Hamill para explicar aos jovens portugueses como podem maximizar as suas competências e participar na resolução de problemas globais.
Para isso, segundo os oradores, precisam em primeiro lugar de entender o que é o “pensamento exponencial”. Nem toda a inovação é tecnológica e o conhecimento exponencial não depende apenas da tecnologia. Segundo os especialistas, pensar exponencialmente e inovar é ter a capacidade de encontrar novas respostas para as mesmas perguntas. David Roberts, especialista em tecnologia disruptiva, explica: «A tecnologia, quando utilizada com o propósito certo, pode resolver os grandes problemas do mundo, mas é apenas uma ferramenta. Eu acredito que uma pessoa, individualmente, pode fazer a diferença. E gosto de pensar que contribuo para este processo através da Singularity University».
A pensar no futuro dos estudantes, os especialistas deixaram cinco ideias para desenvolver o pensamento exponencial:
1. “Pôr as mãos na massa”: aprender através da prática, em contraposição a conhecimento teórico e de pesquisa;
2. Ser capaz de influenciar positivamente as pessoas em redor, ou seja, transformar impulsos internos num objectivo comum a um grupo de pessoas;
3. Pensar e desenvolver soluções baseadas em sistemas de open source e economia partilhada;
4. Fazer muito com pouco: testar as ideias numa fase inicial;
5. Ser capaz de conduzir, proativamente, iniciativas de mudança;
Fonte: https://www.ibrabr.com.br/post/conflituoso-ou-inconformista-saiba-como-usar-a-comunica%C3%A7%C3%A3o-a-seu-favor