Este artigo trata da importância líder nas organizações e também do fim praticamente irreversível da figura do chefe tradicional no organograma das empresas.
No mundo competitivo a disputa por fatias de mercado é permanente e toda a empresa que deseja que o seu negócio cresça e tenha longevidade precisa explorar ao máximo os seus pontos fortes e as oportunidades e ao mesmo tempo combater intensamente os seus pontos fracos e as ameaças.
Já faz algum tempo que as empresas perceberam efetivamente que são os recursos humanos os maiores responsáveis pelo êxito nos negócios e durante esse processo a capacidade de liderança dos colaboradores passou a ser um traço de personalidade altamente valorizado.
Nos últimos anos a figura do líder passou a ser considerada como necessária e fundamental na gestão das grandes empresas fazendo com que o chefe tradicional, cumpridor de ordens e criador de relatórios se tornasse figura obsoleta, dispensável e em processo de extinção.
Ao contrário do chefe tradicional, o líder nem sempre concorda com o que está posto e esse senso crítico favorece a organização que ao levar em conta as suas considerações pode corrigir rumos e solucionar problemas que em outros tempos possivelmente nem seriam detectados.
O líder é o elo de ligação ideal entre o planejamento e a execução pois a sua capacidade de motivar e inspirar um grupo de pessoas é realmente um diferencial na busca por eficiência e competitividade.
O líder por si só é um participante do processo e trata a todos como parceiros dividindo as responsabilidades pelo sucesso ou pelo fracasso nas atividades.
O líder não tenta ser o chefe, porém, em geral, o chefe pensa equivocadamente que é o líder.
E você, se considera um líder?
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/a-import%C3%A2ncia-do-l%C3%ADder-nas-organiza%C3%A7%C3%B5es