6 Atitudes que um líder deve evitar

6 Atitudes que um líder deve evitar

– Um dos grandes desafios de quem gerencia uma equipe é extrair o máximo de seus colaboradores e mantê-los produtivos. Essa é uma das chaves para a boa gestão de equipes.
– Nessa busca constante, os líderes devem fazer um exercício de autocrítica para avaliar se estão fazendo a sua parte na equação. A motivação é crucial para que uma equipe atue com 100% de sua capacidade em torno do objetivo da empresa e aja com zelo, responsabilidade e superação de limites para alcançar as metas e atingir os resultados almejados pela organização.
– Certos comportamentos do gestor podem levar à perda de produtividade dos colaboradores.
– Confira a seguir seis atitudes que surtem efeito negativo na gestão de equipes e, por isso, precisam ser evitadas pelos chefes.

6 Atitudes que desmotivam uma equipe:

1. Não dar um bom exemplo
O líder é o primeiro exemplo no qual seus colaboradores se espelham. Como solicitar de seus colaboradores certas atitudes como pontualidade, comprometimento, disciplina e zelo, se você não age do mesmo modo? Lembre-se sempre de se portar conforme ao que exige de sua equipe.

2. Criar um clima de ansiedade e medo
A tirania passa longe de ser a melhor forma de gerir pessoas. Antigamente, esse conceito tinha mais força. Felizmente, o tempo mostrou que o chefe não precisa ser um ditador para ter o respeito dos seus funcionários. Alguém pode dizer que esse tipo de conduta ajuda a manter a equipe “na linha”, mas os benefícios param por aí. Um ambiente baseado no medo e na negatividade limita bastante a produtividade e o potencial de crescimento de uma equipe. Os colaboradores ficam receosos em trazer novas ideias e apontar eventuais erros que estejam comprometendo o desempenho do time. Sem falar que o mercado tem ouvidos. Em pouco tempo a empresa cria fama e será incapaz de atrair bons profissionais.

3. Propor metas inalcançáveis
Definir metas é uma das melhores maneiras de motivar a equipe a alcançar resultados positivos. Contudo, se os objetivos traçados forem inalcançáveis, o efeito causado pode ser reverso. Ao perceber que, independentemente do esforço, será impossível alcançar o objetivo pretendido, a equipe ficará desmotivada. Por isso, trace metas desafiadoras, mas sempre alinhadas à realidade.

4. Reduzir os gastos com treinamento e capacitação
A crise leva as empresas a fazerem ajustes, mas o líder deve evitar qualquer redução que afete os programas de treinamento e capacitação. Cortes nessa área tornam os colaboradores improdutivos ou até mesmo incapazes de realizar determinadas funções. A atribuição de um gestor é manter o treinamento como uma prioridade, algo a ser visto como um investimento da empresa em seu funcionário, jamais um gasto.

5. Diferença salarial entre pessoas que ocupam o mesmo cargo
Manter a equidade de salários entre funcionários do mesmo nível hierárquico mostra que a empresa age de forma honesta e imparcial. Não promova distinções. Infelizmente essa prática ainda é comum, principalmente quando homens e mulheres exercem o mesmo tipo de trabalho, por exemplo. Isso só gera uma sensação de injustiça e um sentimento de impotência que levará o profissional a não contribuir com o seu melhor e desejar sair da organização em busca de melhores oportunidades.

6. Dar um feedback pobre aos colaboradores
A rotina de um gestor deve prever o feedback para seus colaboradores. É preciso se comunicar de forma assertiva com eles para apontar o que pode ser melhorado e o que está sendo bem feito. Atenção para este ponto: elogiar é importante! Qualquer pessoa gosta de ter seu trabalho reconhecido e isso, inclusive, contribui para que ela esteja mais aberta a eventuais críticas. É claro que há casos mais complexos em que o funcionário está com um desempenho muito insatisfatório, mas o líder precisa ter sensibilidade para encontrar a maneira certa de conversar. O rendimento da equipe pode ser aperfeiçoado com um feedback assertivo realizado pelo gestor. Não apenas na execução de tarefas, mas no desenvolvimento de cada profissional.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress