O ano novo está aqui! Para muitos de nós, janeiro é o momento perfeito para refletir sobre nossas vidas e definir novas metas, na esperança de nos tornarmos versões melhores de nós mesmos.
A maioria das pessoas faz resoluções pessoais, como ficar em forma, parar de fumar/beber ou aprender um novo idioma. Mas, e as resoluções de carreira? Uma resolução de carreira é exatamente o que parece: uma resolução para sua carreira destinada a ajudá-lo a se tornar um profissional melhor. Portanto, todos devem fazer uma ou duas resoluções de carreira junto com outras resoluções ambiciosas.
Podem ser pequenas coisas, como aprender uma nova habilidade ou aumentar sua rede profissional, ou objetivos maiores, como conseguir uma promoção ou conseguir um novo emprego. Mas como você sabe que tipo de resoluções de carreira fazer?
Você pode começar se perguntando: “Estou onde quero estar em minha carreira?” Se sua resposta for “não”, você precisa dar uma olhada em seus objetivos de carreira. Aqui estão quatro perguntas sobre carreira que você deve se fazer neste novo ano para descobrir como crescer em sua carreira e se tornar o profissional que você sabe que pode ser:
1. Tenho orgulho do meu cargo?
Você pode ser zelador ou neurocirurgião, não importa. Se você não tem orgulho do que faz da vida, algo está faltando: paixão. O esgotamento da carreira é real, mas às vezes é mais profundo do que isso. Nossa paixão aos 25 não será necessariamente nossa paixão aos 40. E tudo bem. Quando somos apaixonados pelo que fazemos , ficamos orgulhosos, porque estamos fazendo o que achamos importante, o que amamos fazer. Estamos agregando valor e fazendo a diferença neste mundo louco de uma forma pequena, mas significativa. Todo trabalho é importante.
Não importa qual seja o seu cargo, se você não se orgulha dele, você deve mudar isso. Identifique aquele problema para o qual deseja encontrar uma solução e vá atrás dele. O que você está esperando?
2. Serei capaz de alcançar a riqueza?
Quando a maioria das pessoas pensa em “riqueza”, elas pensam em cifrões e qualquer coisa que você possa atribuir um valor monetário. Nossos empregos nos ajudam a construir riqueza. Não vamos dizer que o dinheiro não é importante. Claro que é! Ele permite que você viva a vida que deseja viver. De muitas maneiras, dinheiro é igual a liberdade.
Mas a verdade é que existem outras formas de riqueza que são mais importantes às quais você não pode atribuir nenhum valor monetário. A verdadeira riqueza vem na forma de família, amigos, hobbies, experiências, conhecimento e comunidade. Se você não tiver essas coisas, o dinheiro nunca preencherá esse vazio. Então, sua carreira está permitindo que você construa esse tipo de riqueza? O tipo intangível? Ou seus relacionamentos estão sofrendo por causa do seu trabalho? O seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal é inexistente? Você tem algum tempo para buscar hobbies, aprender ou ser voluntário?
Sua carreira nunca deve inibir você de alcançar riqueza real. O melhor emprego não é aquele que paga mais. É aquele que paga as contas e te dá tempo de viver também.
3. Tenho algum arrependimento?
Fazer essa pergunta a nós mesmos pode ser difícil, porque talvez não queiramos saber a resposta. Reconhecer que você se arrepende de algo em sua vida é o primeiro passo para fazer uma mudança. Adivinha? Ainda dá tempo de correr atrás dos seus sonhos ! Se você se arrepende, isso não significa que você não tenha sido um profissional de sucesso.
Isso também não significa que você não teve uma boa carreira. Você pode ser a pessoa mais bem-sucedida, mas se nunca teve coragem de começar esse negócio, mudar de carreira ou voltar para a escola, provavelmente pensará: “E se?” para o resto da sua vida. Você nunca saberá se não tentar. Não tenha medo do fracasso. A vida é apenas um grande experimento, e os experimentos nunca falham. E mesmo se você “falhar”, essa é uma experiência incrivelmente mais valiosa do que esperar o tempo acabar em uma carreira medíocre. Então, não desista dos seus sonhos ainda.
4. Posso alcançar todo o meu potencial nesta função? nesta carreira?
Quando sentimos que temos mais a contribuir para a sociedade, é sinal de que ainda não atingimos todo o nosso potencial. Você sente que está desperdiçando seu potencial em seu trabalho atual? Você acha que alcançaria todo o seu potencial em outra carreira? Pense realmente sobre o que você quer que seja o seu legado profissional.
É muito mais difícil levantar de manhã quando você não encontra satisfação em seu trabalho. Quando chegar a hora de se aposentar, você vai olhar para trás em sua carreira e sentir que poderia ter conquistado muito, muito mais nesses 50 anos? Todo mundo tem dons, habilidades e conhecimentos únicos. Quando nos concentramos em nos desenvolver como indivíduos, como negócios de um, é muito mais fácil compartilhar essas coisas com o mundo. Dê a si mesmo uma chance de alcançar todo o seu potencial. Você pode se surpreender com o que pode realizar.