5 dicas para falar bem em público!

5 dicas para falar bem em público!

O tema oratória pode até parecer repetitivo, mas o fato é que esta técnica é tão importante quanto a qualificação profissional para se obter sucesso no mercado de trabalho. Falar corretamente e se expressar bem já não é mais um diferencial, é uma obrigação. Por isso, tomar cuidado com esses fatores é essencial. Se olharmos para o mercado atual, veremos que a necessidade de falar bem em público é cada vez maior, devido ao avanço das comunicações e da tecnologia. Por isso, saber como apresentar uma ideia, como defender uma tese, como expor dados de um relatório em uma reunião com os diretores da empresa é essencial para alcançar o sucesso profissional.

Confira abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar a desenvolver melhor essa habilidade.

1. Estude o assunto sobre o qual vai falar

Quando estamos discursando sobre um assunto que dominamos, nos sentimos imediatamente mais confiantes, o que é um fator primordial para uma boa apresentação. Quanto mais conhecimento você tiver, mais autoridade você possuirá no assunto, passando maior credibilidade para a plateia ou ouvinte. O contrário também é verdade, pois se você não tem domínio do assunto, acaba transparecendo isso para o público e, consequentemente, sua apresentação cairá em descrédito. Além disso, falar de assuntos dos quais se tem pouco conhecimento te deixará mais inseguro, o que influenciará negativamente na hora de falar em público. Se você considerar útil, pode levar um papel com os principais tópicos, informações e dados anotados, o que te ajudará a não perder foco. Mas lembre-se de não ficar preso à folha, pois apenas ler na frente da plateia tem um efeito muito ruim em sua apresentação. As anotações estão ali apenas para te guiar, o que o público quer é ouvir o que você tem a dizer.

2. Esteja atento a sua linguagem corporal

Sabemos o quão importante a linguagem corporal é, tendo inclusive já falado sobre como ela afeta sua imagem em uma entrevista de emprego. O que seu corpo transmite enquanto você fala é fundamental para uma correta interpretação da mensagem. Nosso subconsciente envia uma mensagem automática que demonstra como você está se sentindo. Assim, você pode muito bem estar dizendo algo, mas seu corpo pode estar enviando a mensagem contrária. Como evitar isso? Treinando sua linguagem corporal. Sim, é possível moldá-la a seu favor. Por exemplo, modificar o tom de voz dependendo do que você quer em determinado momento, usando um tom mais alto para demonstrar animação ou diminuir o tom para atrair a atenção do ouvinte e enfatizar uma informação. Use suas mãos como ferramentas de explicação, pontuando o que você tem a dizer, envolvendo o público com gestos que criam uma conexão entre o palestrante e a plateia. Um exemplo simples é gesticular com a palma da mão virada para cima, o que demonstra um sentimento de ligação com o público. Você está sugerindo, informando, e não dando ordens.

3. Seja natural

Na dica anterior para falar em público, nós vimos que a postura que assumimos é parte do conjunto da apresentação e que isso influencia diretamente na confiança que você quer passar para o seu público. Sendo assim, seja espontâneo e cativante, quanto maior ligação com o público, maior as chances que eles se identifiquem com você, e consequentemente, maior a ligação e compreensão com a mensagem que você está passando. Quando você age naturalmente, mais chances terá de construir um vínculo de empatia com o seu público e isso traz todo o diferencial na hora de falar bem para uma platéia.

4. Conheça seu público

Essa é mais uma das dicas para falar bem em público que não podem ser ignoradas de forma alguma. Por quê? Bem, porque você precisará adaptar o que você vai falar de acordo com quem vai ouvir. Imagine que você vai discursar sobre assuntos jurídicos para pessoas que não têm conhecimento da área. Se você fizer uso de termos técnicos e jargões, os ouvintes entenderão muito pouco do que está sendo dito. Assim, qual será o proveito a ser tirado de sua apresentação? Nenhum. Existe uma frase que é atribuída a Albert Einstein que diz: “Se você não consegue explicar algo de modo simples, é porque não entendeu bem a coisa”. Sendo assim, você precisa ter em mente que sua mensagem deve ser compreendida, pois essa é a marca de um bom discurso.

5. Aprenda com cada experiência

De nada adianta você ler essas dicas para falar bem em público se você não estiver disposto a manter uma evolução constante. Para você não ficar estagnado em um mesmo nível sempre, você precisa aprender com seus erros e acertos. Mantendo uma mentalidade de aprendizado constante, você naturalmente se tornará um palestrante melhor, e o medo de falar em público terá sido vencido, se tornando apenas um “friozinho na barriga”.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress