4 Maneiras pelas quais os funcionários podem ser mais proativos no trabalho

4 Maneiras pelas quais os funcionários podem ser mais proativos no trabalho

A proatividade, conforme definido pelo comportamento organizacional, é “comportamento antecipatório, orientado para a mudança e autoiniciado em situações, em vez de apenas reagir”. não precisa ser solicitado a fazer algo e geralmente requer instruções menos detalhadas.

O comportamento proativo é aplicável tanto à própria função quanto às responsabilidades de “função extra”. Dentro de sua própria função, por exemplo, uma pessoa pode encontrar uma maneira mais eficiente de concluir uma ou mais de suas responsabilidades. Responsabilidades de função extra (ou seja, aquelas tarefas fora de sua descrição de trabalho declarada) falam sobre o comportamento de cidadania organizacional (OCB) de um funcionário. O funcionário proativo, por exemplo, iniciaria uma oferta para ajudar seus colegas de trabalho antes de ser solicitado por seus colegas ou gerente.

As etapas que você pode seguir para se tornar mais proativo no trabalho se aplicam tanto à sua função formal quanto à sua parte no escopo do OCB dentro de sua equipe, seu departamento e sua organização como um todo. Existem variações sobre o tema; no entanto, os seguintes comportamentos são uma base comum para a proatividade em todas as teorias:

1. Organiza-se, faça um balanço e seja positivo
A proatividade exige que você seja organizado. Isso inclui sua mentalidade, seu espaço e, claro, sua agenda! Organizar seu tempo ajuda você a abordar as tarefas com mais eficiência e permite que você esteja mais aberto às oportunidades. Essa programação precisa incluir “tempo de inatividade” para as atividades que mantêm sua vida em equilíbrio. Uma atitude positiva está no topo de qualquer lista. Abordar as tarefas de uma perspectiva positiva o encoraja a procurar o melhor em cada situação. Isso ajuda você a se tornar o funcionário “pronto, disposto e capaz”, com quem sempre se pode contar. Um jogador de equipe confiável e disponível se tornará a pessoa certa, o solucionador de problemas. Faça um balanço de suas responsabilidades atuais: Quais são suas tarefas? Quais são as prioridades? O que pode ser consolidado, eliminado ou abreviado? O que você pode fazer para ficar à frente das tarefas menos urgentes? Como você resolve problemas? Você pode evitar problemas planejando com antecedência e desenvolvendo processos alternativos antecipadamente? Quais são as coisas que você ainda precisa saber? Você pode automatizar qualquer uma de suas tarefas para torná-las mais eficazes e menos demoradas?

2. Comunique-se
Encontre um modelo observando os líderes de sua empresa. Quando possível, passe algum tempo com eles para obter informações sobre seus comportamentos. Experimente suas técnicas. Alguns funcionarão para você, outros não. Você precisará ajustar o que adquirir para poder construir seu próprio repertório. Deixe os outros saberem que você quer se envolver mais. Você precisará criar suas próprias oportunidades. Não espere que lhe perguntem — apresente suas ideias à sua equipe de gerenciamento.

3. Persista, busque seus objetivos
Estabeleça metas para si mesmo. Escreva-os! Liste tudo o que você deseja realizar. Estabeleça prazos! Depois de ter o objetivo em mente, você pode alcançar o resultado desejado. Uma série de pequenas metas que levam à conclusão de uma grande meta evita que as tarefas se tornem intransponíveis. Permaneça o curso sobre como você deseja realizar seus objetivos. Isso pode exigir a superação de seus medos e a superação de obstáculos ou contratempos. Você precisará sair da sua zona de conforto e se tornar cada vez mais resiliente. Busque a excelência do início ao fim. Comprometa-se a sempre apresentar seu melhor trabalho – seu projeto concluído sem pontas soltas. Seja apaixonado pelo que você faz. Dê tudo de si. Não importa o papel que lhe foi atribuído, você será mais eficaz quando colocar toda a sua energia e esforço nisso.

4. Comemore e seja flexível
Comemore seus sucessos, grandes e pequenos, enquanto avança em seu caminho para se tornar mais proativo! Seja flexível! Você não pode planejar todos os resultados, portanto, ser capaz de reagir ao inesperado é uma característica importante para a pessoa proativa. Trata-se da consciência da existência de escolhas, independentemente da situação ou do contexto.

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