No competitivo mercado de trabalho de hoje, é muito importante que você continue aprendendo e crescendo. Mas você sabe o que? O tempo é escasso. Já é difícil o suficiente fazer o trabalho todos os dias e muito menos planejar o próximo passo em sua carreira. Mas, se sua carreira é uma prioridade, é fundamental encontrar maneiras de aprender e crescer para que você possa continuar avançando em sua carreira e desenvolvendo suas habilidades. Se você estiver procurando por uma promoção ou aumento, terá que provar que pode agregar mais valor. A melhor maneira de fazer isso é alimentar continuamente sua carreira com habilidades e conhecimentos que mostrem que você vale o aumento e a promoção. Aqui estão quatro maneiras de desenvolver suas habilidades no trabalho e avançar em sua carreira.
1. Obtenha um mentor e seja um mentor
Como você pode desenvolver suas habilidades e conhecimentos no trabalho? Se você quer desenvolver suas habilidades e conhecimentos no trabalho, tente conseguir (e ser) um mentor, levante a mão para novos desafios, leia e procure problemas para resolver, faça amigos em outros departamentos (networking é sempre importante!), e encontrar oportunidades de aprendizado interno. Ter um mentor no trabalho é crucial para obter novas habilidades e conhecimentos. Um bom mentor irá ajudá-lo a resolver alguns dos desafios e obstáculos que você enfrenta. Os melhores mentores irão ajudá-lo a descobrir os próximos passos que funcionam para você e ajudar a orientá-lo sobre os obstáculos que ficam diretamente no seu ponto cego.
2. Levante a mão para novos desafios
Quando você observar novas oportunidades para aprender novas habilidades, vá em frente. Se há algo na empresa que você deseja aprender a fazer e você vê uma oportunidade de aprender essas habilidades em um projeto especial ou em uma nova tarefa, faça o agarrar. As pessoas que progridem em suas carreiras encontram maneiras elegantes de aproveitar novas oportunidades de aprendizado. Quando um novo projeto surgir e estiver alinhado com as habilidades que você deseja obter, levante a mão. Informe ao seu gerente ou equipe de RH que você deseja aprender algumas novas habilidades ou obter uma experiência nova e mais avançada. Seja claro sobre o que você pode oferecer ao projeto e se envolva.
3. Procure problemas para resolver
Estude tudo o que há para saber sobre sua empresa e seus concorrentes. Conheça os objetivos da empresa, pense em algumas soluções para os principais desafios. Quando não há muitos projetos especiais para fazer, você pode desenvolver e lançar seu próprio projeto especial sabendo quais desafios você pode resolver para a empresa. Dessa forma, você aprende novas habilidades e se destaca porque dedicou tempo para resolver um problema da empresa.
4. Faça amigos (rede) em outros departamentos
Muitas vezes, novas habilidades estão fora do seu departamento ou área de influência e responsabilidade. Para superar isso, pense em fazer networking internamente. Conheça pessoas em outras divisões, outros escritórios e em outras equipes. Seja curioso sobre o departamento deles. Aprenda tudo o que puder sobre seu trabalho e suas habilidades. Descubra como eles adquiriram essas habilidades e veja como você pode participar de seu tempo livre para desenvolver as habilidades que deseja usar para expandir sua carreira.