Se você deseja avançar em sua carreira atual, encontrar um novo emprego ou mudar completamente de carreira, sua marca pessoal será essencial para o processo. E, em um mercado de trabalho competitivo, uma das melhores maneiras de construir e promover uma marca pessoal é através da sua presença nas redes sociais.
Marca pessoal é gestão de reputação. É a sua chance de controlar como você quer que as pessoas o vejam como profissional. Aqui estão três maneiras de criar uma estratégia para comunicar efetivamente sua marca pessoal nas mídias sociais.
1. Concentre-se em uma área de especialização
Através da experiência profissional e do conhecimento adquirido, você tem algo a oferecer à sua rede. Você pode não saber imediatamente, mas sabe. Qualquer experiência que você escolher compartilhar pode ajudar um colega a crescer em sua carreira ou uma nova conexão tentando entrar no setor. Para ter um impacto maior, é importante focar nas áreas em que você tem mais autoridade. Por exemplo, se você é consultor financeiro há 25 anos, há várias direções que você pode seguir, incluindo oferecer insights do setor e consultoria financeira. Um bom ponto de partida é fazer uma lista das perguntas mais comuns sobre consultoria financeira e fazer um brainstorming de alguns tópicos em que você pode oferecer mais valor.
2. Conteúdo de envio
Depois de decidir os tópicos nos quais você deseja se concentrar, é hora de criar conteúdo e divulgá-lo nas mídias sociais. Você já deve saber que é uma autoridade em um tópico, mas isso não significa necessariamente que sua rede saiba. Mas, se você está constantemente lançando conteúdo que aborda tópicos em seu setor, sua rede lentamente começa a entender e começa a vê-lo como uma autoridade. Muitas pessoas usam seus perfis do LinkedIn para fazer isso porque você pode criar e compartilhar conteúdo com sua rede profissional. Alguns profissionais também usam blogs e sites pessoais para criar conteúdo e depois publicá-lo no LinkedIn, Facebook, Twitter, etc. Todas essas maneiras podem ser eficazes, desde que você seja consistente sobre isso.
3. Abrace o vídeo
Embora sempre haja um lugar para conteúdo escrito, é difícil ignorar o quão engajado o público está se tornando com vídeos curtos. O vídeo é particularmente útil para atrair novos públicos. Os vídeos podem ser postados no LinkedIn e na maioria das outras plataformas de mídia social. Uma boa regra em vídeo é sempre ser conciso. Reveja o conteúdo escrito anteriormente que você criou e reduza seu foco para o propósito do vídeo. O vídeo não apenas oferece outra maneira de se destacar, mas também pode ser divertido. A outra coisa boa sobre o vídeo é que você não precisa de uma configuração sofisticada, a menos que queira. Você só precisa de um smartphone e alguns outros suprimentos. Abraçar o vídeo pode realmente aumentar sua marca pessoal!
Uma marca pessoal forte ajudará você a se destacar em todas as etapas de sua carreira, por isso é importante dar constantemente a atenção que ela merece.