Perder a compostura no trabalho pode ser mais prejudicial do que se possa imaginar. Além de conquistar a má fama entre os colegas, o profissional que adota atitudes consideradas inadequadas pode comprometer a sua carreira. Veja algumas atitudes que podem ser muito prejudiciais a você.
1. Falar mal da empresa em que trabalha
Além de indiscreto, esse tipo de comportamento pode afetar ou prejudicar a organização em que você trabalha, uma vez que pode interferir na motivação dos colegas de trabalho. É importante se posicionar de forma estruturada e utilizar o canal correto para qualquer crítica construtiva à empresa.
2. Fofocas sobre colegas de trabalho
Reclamar e falar mal de terceiros atrapalha o trabalho dos outros, expõe os colegas e pode prejudicar a confiança no ambiente corporativo.
3. Falta de pontualidade
Atrasos frequentes prejudicam as atividades do grupo, impactando no negócio e na relação de trabalho. Pontualidade física e cumprimento de prazos são essenciais.
4. Críticas em público
Feedbacks negativos devem ser dados de forma reservada para evitar a exposição desnecessária do funcionário. Elogios em público são importantes para motivar e reforçar o profissional.
5. Utilizar objetos e/ou material de colegas de trabalho sem permissão prévia
É fundamental respeitar a privacidade e o espaço dos colegas, solicitando permissão antes de utilizar qualquer objeto ou material.
6. Comunicação grosseira
Falar alto, usar palavrões e gírias são hábitos deselegantes que prejudicam a convivência no ambiente de trabalho. É importante manter uma postura profissional adequada.
7. Mau humor
Reclamar constantemente pode tornar o ambiente pesado e dificultar a convivência. É importante avaliar se o comentário é relevante antes de fazê-lo.
8. Mentira
Faltar com a verdade compromete a credibilidade, a carreira e a relação com colegas, chefias e clientes. A honestidade é essencial no ambiente de trabalho.
9. Desrespeito ao “Dresscode”
É importante estar alinhado com as roupas adequadas ao ambiente de trabalho, mesmo que a empresa tenha uma cultura mais informal. Entender a cultura da empresa é fundamental.
10. Tratar de assuntos pessoais constantemente
Cuidar de questões íntimas no ambiente de trabalho prejudica o foco e os resultados profissionais. É importante priorizar as obrigações antes das necessidades pessoais.
O comportamento correto deve ser baseado no bom senso, educação e respeito ao próximo. É essencial pensar sobre suas atitudes e o impacto que podem causar, lembrando que toda ação tem uma reação.