10 comportamentos inadequados no ambiente de trabalho

10 comportamentos inadequados no ambiente de trabalho

Perder a compostura no trabalho pode ser mais prejudicial do que se possa imaginar. Além de conquistar a má fama entre os colegas, o profissional que adota atitudes consideradas inadequadas pode comprometer a sua carreira. Veja algumas atitudes que podem ser muito prejudiciais a você.

1. Falar mal da empresa em que trabalha

Além de indiscreto, esse tipo de comportamento pode afetar ou prejudicar a organização em que você trabalha, uma vez que pode interferir na motivação dos colegas de trabalho. É importante se posicionar de forma estruturada e utilizar o canal correto para qualquer crítica construtiva à empresa.

2. Fofocas sobre colegas de trabalho

Reclamar e falar mal de terceiros atrapalha o trabalho dos outros, expõe os colegas e pode prejudicar a confiança no ambiente corporativo.

3. Falta de pontualidade

Atrasos frequentes prejudicam as atividades do grupo, impactando no negócio e na relação de trabalho. Pontualidade física e cumprimento de prazos são essenciais.

4. Críticas em público

Feedbacks negativos devem ser dados de forma reservada para evitar a exposição desnecessária do funcionário. Elogios em público são importantes para motivar e reforçar o profissional.

5. Utilizar objetos e/ou material de colegas de trabalho sem permissão prévia

É fundamental respeitar a privacidade e o espaço dos colegas, solicitando permissão antes de utilizar qualquer objeto ou material.

6. Comunicação grosseira

Falar alto, usar palavrões e gírias são hábitos deselegantes que prejudicam a convivência no ambiente de trabalho. É importante manter uma postura profissional adequada.

7. Mau humor

Reclamar constantemente pode tornar o ambiente pesado e dificultar a convivência. É importante avaliar se o comentário é relevante antes de fazê-lo.

8. Mentira

Faltar com a verdade compromete a credibilidade, a carreira e a relação com colegas, chefias e clientes. A honestidade é essencial no ambiente de trabalho.

9. Desrespeito ao “Dresscode”

É importante estar alinhado com as roupas adequadas ao ambiente de trabalho, mesmo que a empresa tenha uma cultura mais informal. Entender a cultura da empresa é fundamental.

10. Tratar de assuntos pessoais constantemente

Cuidar de questões íntimas no ambiente de trabalho prejudica o foco e os resultados profissionais. É importante priorizar as obrigações antes das necessidades pessoais.

O comportamento correto deve ser baseado no bom senso, educação e respeito ao próximo. É essencial pensar sobre suas atitudes e o impacto que podem causar, lembrando que toda ação tem uma reação.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress