Entrevista Comportamental com Foco em Competências - PNL

Dicas de PNL para Entrevistas (Programação Neuro Linguística)

Entrevista presencial é um grande passo para aprovação! Devemos, portanto, tratá-la como única, ou seja, dedique-se para cada entrevista presencial que for participar.

Lembre-se: Na atualidade, estamos também sujeitos a entrevistas via Skype, telefone e WhatsApp. São etapas eliminatórias e em alguns casos de triagem de candidatos. É importante manter-se alinhado ao processo e sempre se atentar para as dicas do entrevistador.

Seguir os passos que indicamos deverá te trazer maior confiança e tranquilidade em relação ao processo.

A Empatia, também conhecida como Rapport, é uma técnica, entre outras advindas do PNL, muito utilizada para criar um clima agradável, de quebra gelo, entre as pessoas e pode ser utilizada durante uma entrevista de emprego. Esta é uma técnica que deve ser utilizada toda vez que você precisa eficácia num processo de comunicação e isto, depende da sua qualidade de relacionamento com o outro. 

Estabelecer Empatia parece um trabalho fácil, mas não é! A Empatia requer concentração no estilo, no interesse e necessidades de quem você quer aplicar a técnica. Além de todo o Stress, natural de uma entrevista de emprego, ainda precisamos prestar a atenção no que o outro está fazendo? Sim, se você quer se sair bem num entrevista, numa reunião ou até num bate-papo com seu chefe.

Para que o processo fique mais fácil, treine com alguém que você conhece e tem confiança as dicas abaixo. Também treine, para ficar mais fácil, possíveis perguntas que o entrevistador possa fazer sobre o seu CV. Assim, a entrevista fica mais natural e você ficará mais a vontade para aplicar a técnica da Empatia com o entrevistador sem que ele perceba que você está usando a técnica.

Usar a técnica da Empatia em alguém não está errado e nem é pouco ético. Usar a técnica é sinal que você está interessado na pessoa e na vaga, a qual você está concorrendo. Somente quem está muito a vontade com si mesmo, consegue, numa entrevista, passar o conteúdo que precisa e aplicar as técnicas corretamente.

Algumas dicas de PNL, usando a técnica da Empatia (Rapport):


1.    Utilize mesmo vocabulário: Preste a atenção nas palavras chaves que o entrevistador utiliza. Quando você estiver falando, utilize as mesmas palavras dentro do seu discurso e contexto;
2.    Tom de voz: Perceba se o entrevistador fala em tom alto, médio ou baixo. Quando você for falar, reproduza este mesmo tom na conversa;
3.    Ritmo na fala: Imprima o mesmo ritmo na hora de falar que o entrevistador. Se o entrevistador falar rápido, fale rápido ou se ele falar mais devagar, fale mais devagar;
4.    Repare como o entrevistador senta-se na cadeira, gesticula etc. Como é a postura dele? Procure um ou dois movimentos que você possa acompanhar e espelhar do seu entrevistador no início da entrevista;
5.    Respiração: Este é o movimento mais difícil de ser executada. No entanto, é o que dá mais efeito. Também, é muito utilizado para criar Rapport quando estamos falando ao telefone.

Cuidado! Existe uma linha muito estreita entre acompanhar e imitar uma pessoa. A técnica da Empatia deve acompanhar / espelhar a outra pessoa, nunca imitar. Também, não devemos imitar e nem sequer acompanhar ou espelhar os cacoetes do outro. Ao invés de criar Empatia, você vai criar é uma grande antipatia.

A técnica não precisa ser utilizada durante toda a entrevista. O mais importante é criar uma forte Empatia nos primeiros minutos da entrevista. Depois, uma vez que a técnica está devidamente aplicada, você pode parar de acompanhar / espelhar o seu entrevistado. 

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