LinkedIn oferece excelentes ferramentas para os negócios e também para sua vida profissional. Possui a maior comunidade profissional e de negócios da atualidade.
O LinkedIn é uma plataforma nas Redes Sociais, com mais de 550 milhões de participantes. Ele conecta profissionais e empresas das mais diversas áreas de especializações.
Muitos consideram o LinkedIn apenas como sendo uma Rede Social orientada para oportunidades profissionais ou novas colocações dos profissionais no mercado de trabalho.
Um grande erro!
Consideram o LinkedIn apenas como sendo o local para divulgarem o perfil profissional, esperando que empregos, caçadores de talentos ou empresas os localizem e lhes ofereçam uma oportunidade.
Outros usuários participam do LinkedIn apenas porque receberam convites enviados por amigos ou conhecidos. Realizam o cadastro, e nunca mais retornam.
O LinkedIn é muito mais que apenas um local para a procura de empregos ou melhoria de posição profissional. Oferece excelentes ferramentas para os negócios e também para sua vida profissional. No LinkedIn, profissionais trocam informações em suas áreas de interesse, gerando oportunidades de estarem sempre atualizados, trocando informações úteis com seus contatos e grupos. Outro ponto que considero muito importante, é o fato do LinkedIn também ser uma poderosa ferramenta de pesquisa e procura no campo profissional e dos negócios, principalmente por disponibilizar ferramentas avançadas para esta finalidade.
Que tal procurar por profissionais ou empresas em sua área de especialização, que estão em seu estado e trabalham na empresa X? Ou então, que estão próximo de sua localização?
“As ferramentas de procura no LinkedIn são excelentes e poderosas. Considero-as como uma de suas principais vantagens”
Outra característica importante é a capacidade de salvar as procuras realizadas, para reutilizá-las depois. Localizar outros profissionais ou empresas a serem seguidas ou acompanhadas, grupos que abordam conteúdos de seu interesse e até mesmo facilidades para você localizar novas oportunidades profissionais passou a ser uma tarefa fácil, frente as excelentes ferramentas disponibilizadas pelo LinkedIn.
DICAS SOBRE COMO SE PORTAR
1. Priorize a qualidade sobre a quantidade
É falsa a ilusão de que quanto mais contatos você tiver, melhor será o seu perfil. Não convide pessoas com os quais você não tenha nada em comum, apenas para tornar a sua rede maior. E também não se ofenda se alguém negar ou ignorar seu pedido de conexão. Suas conexões serão mais fortes, quanto mais relevante você for para sua rede.
2. Pense duas vezes antes de dizer sim
Quando um dos seus contatos pedir para ser apresentado a outra pessoa da sua rede, não o faça de imediato. Entenda quais as intenções nessa ação, se há afinidade entre ambos, para depois agir. Você pode achar essa atitude meio rude, porém o que está em jogo é a sua reputação.
3. Recomendações individuais
Pedidos genéricos de recomendações podem cair no vazio. Para receber boas recomendações, seja direto e específico. Identifique afinidades para cada solicitação, como por exemplo, período em que trabalharam juntos, projetos feitos em parceria, etc. Felizmente, endossar habilidades é mais fácil do que escrever recomendações. Basta um clique! Mas evite endossar as pessoas simplesmente por esperar que endossem de volta. Peça – e retribua – apenas se você realmente perceber que há mérito. Lembre-se: ser endossado traz credibilidade ao seu perfil, mas isso não é um concurso de popularidade.
4. Faça conexões claras
Frequentemente, as pessoas se conectam sem pensar. Quando se pretende fazer um novo contato, é de bom tom lembrar à pessoa de onde vocês se conhecem, principalmente se faz muito tempo que não se falam ou caso tenham se conhecido recentemente em algum evento de negócios.
5. Gere grande impacto com pequenos gestos
Preste atenção ao que as pessoas estão discutindo on-line ou em que projetos estão trabalhando. Você pode oferecer sugestões, enviar artigos úteis, compartilhar vagas de emprego ou apenas deixar um comentário construtivo. Além disso, você pode compartilhar ideias e oferecer orientações a partir da sua própria experiência. Com essas pequenas atitudes, você gera profundo impacto sobre as pessoas e fortalece os laços profissionais.
6. Responda rapidamente
A paciência é uma virtude, mas nem todo mundo possui. Procure responder às suas solicitações o mais rápido que puder, se possível em 24h.