Pessoas que não mais resilientes são capazes de acreditar mais em si mesmas. Quando falamos em resiliência, logo passa pela nossa cabeça como sendo algo que devemos ser mais fortes perante as pressões da vida, do trabalho, do relacionamento e etc., porém vai mais além do que estes entendimentos.
Na psicologia o termo resiliência é a capacidade sim de lidar com os problemas, mas de adaptar-se a mudanças, superar os obstáculos que aparecem no dia a dia ou resistir à pressão de situações adversas (choques, estresse e ou evento traumático) claro, lembrando que é sem entrar em surtos emocionais, físicos e psicológicos, encontrando assim estratégias para os enfrentamentos e a superação das adversidades.
Mas afinal o que é resiliência? Algumas pessoas parecem nascer com uma inevitável capacidade de superar os obstáculos que o momento nos reserva, as mudanças constantes, e as tragédias com um equilíbrio emocional alto. Esta é sim uma característica que chamamos de resiliência segundos os neurocientistas.
Pessoas resilientes têm maior senso de controle sobre suas vidas, tornando-as mais dispostas a assumir riscos. Além disso, devido à sua visão otimista, elas são mais propensas a desenvolver e manter relações positivas com os outros, além de viverem vidas mais significativas de acordo com o Psicólogo Robert Brooks.
Pessoas que não mais resilientes são capazes de ter um acreditamento maior em si mesmo e em sua capacidade de administrar com eficácia os desafios que a vida o propõe. Além disso, ser mais resiliente que outras pessoas tende ser mais proativo e se dispõe a trabalhar mais arduamente para certas questões. Todos têm maneiras diferenciadas de trabalhas com as adversidades da vida e, portanto, diferentes estratégias que podem levar ao sentimento de resiliência.
Muito mais que isso, nossos valores pessoais e culturais também são atrelados neste jogo ao desenvolver o sentimento. Resiliência é sim uma forte característica que pode ser desenvolvida. Para isso, sugiro e ou apresento algumas dicas e estratégias para deixá-lo mais resiliente:
– Mantenha-se conectado com outras pessoas Valorize sempre seus relacionamentos pessoais, pois nos momentos difíceis é muito importante tê-los por perto para fortalecer nossa autoconfiança. Aceitar ajuda dessas pessoas em sua vida, tem como uma grande alavanca de auto nível de satisfação interna pessoal.
– Aprenda com os erros Concentre-se sempre nas lições positivas e aprimore e tire as melhores lições referentes aos erros cometidos durante o percurso. Quando surgi situações difíceis. Não concentre esforços em que é culpado ou que fez errado, deixe o papel de vitima para traz e busque aprimorar sempre para o crescimento. O que fazer para fazer diferente na próxima vez e para obter o melhor resultado? Essa deve ser uma pergunta constante internamente.
– Seja sempre positivo em suas atitudes Por que não pensar sempre em o que eu posso fazer para melhorar a situação e depois colocar em pratica. Os indivíduos resilientes praticam e trabalham sempre na solução de problemas ao invés de se culparem e ou ficar parado pelo pensamento negativo que podemos ter o tempo todo.
– Tenha flexibilidade no primeiro ponto Os indivíduos resilientes têm o foco de enfrentamento dos desafios em diferentes pontos de vista de suas vidas, buscando ser capazes de aprimorar seus objetivos e encontrar varias maneiras de adaptação em seus ambientes, tanto pessoais como organizacionais.
– Pratique o relaxamento Busque se conectar com você mesmo, ter alternativas de expressar nossas emoções e aliviar as tensões do dia a dia é de suma importância. Faça coisas que mais você goste ou busque como planejamento de vontades internas e não tem coragem no momento, como: Meditar diariamente, dançar uma modalidade que não tem pratica, iniciar uma terapia, escrever diariamente um pouco sobre você.
– Acredite em você Orgulha-se de suas aptidões, de seus conhecimentos, de suas habilidades e acima de tudo orgulha-se de tudo que você já fez. Reconhecer seus pontos fortes, fracos e os que precisam melhorar, reforça o seu potencial para aumentar a sua confiança. Tenha a sua autoestima elevada para alcançar o sucesso sempre. Se você é capaz de acreditar em você mesmo, tenha certeza que ninguém impedirá de alcançar os seus objetivos.
– Busque ariscar mais, ser mais produtivo, ser positivo nas adversidades e ter controle de seu emocional em todos os momentos da vida. Sorria, pois a vida foi feita para sorrir, o bom humor contagia quem esta a sua volta. O sorriso tem o poder de desencadear emoções diferenciadas para o ser humano e nos faz sentir ainda mais jovens. Então deixe esta longevidade atingir você e que esta a sua volta e trabalhar ao seu favor.
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/resili%C3%AAncia-1