A prevenção ao câncer de mama tem uma importância vital para a conscientização da população sobre a luta contra essa patologia. O nome da campanha, Outubro Rosa, remete ao laço cor de rosa que simboliza esse movimento, ressaltando a relevância do engajamento das empresas, dos órgãos públicos e das mídias.
O Outubro Rosa é uma excelente oportunidade para a sua empresa se engajar em movimentos, ter mais adesão de colaboradores e exercer o seu papel social. Confira a seguir como conscientizar a sua equipe sobre essa campanha!
Qual é a importância da campanha do Outubro Rosa na empresa? Em primeiro lugar, é preciso entender a importância dessa ação para o seu negócio. Muito mais do que apenas chamar a atenção para o crescimento dos casos de câncer de mama, as campanhas desse cunho objetivam gerar uma maior procura por consultas de prevenção e a consciência da necessidade da realização do autoexame.
Estatisticamente, o câncer de mama é a doença mais comum entre as mulheres no mundo. Só no ano de 2019, houve mais de 60 mil casos dessa patologia diagnosticada no Brasil. Um ponto que chama a atenção sobre a dimensão de campanhas desse tipo está na prevenção. Afinal, mesmo com essa alta letalidade, há chances de recuperação em quase 95% dos casos. Nessa análise, as empresas precisam exercer sua influência na sociedade, a fim de promover um novo panorama sobre a doença.
Agora já falamos um pouco mais sobre a importância do Outubro Rosa para as empresas, vamos partir para a parte prática. Afinal, na hora de mobilizar e conscientizar a sua equipe, diversas dúvidas podem surgir.
Mude a identidade visual da empresa
A primeira atividade a ser executada é mostrar visualmente a iniciativa da empresa, ou seja, a adoção da cor rosa nos ambientes e, até mesmo, colaboradores utilizando roupas nessa tonalidade. Isso cria o sentimento de pertencimento e abre um leque de oportunidades para conscientizar os funcionários. O ponto central é compreender que as mudanças não podem ser apenas estéticas. Engajar os colaboradores nessa atividade é muito importante e ajuda a alcançar melhores resultados com os planejamentos.
Promova rodas de debates e palestras
É preciso que haja, também, momentos para debates e discussões sobre o câncer de mama. Implementar palestras com médicos ou pacientes que já passaram pelo processo da doença pode ser uma estratégia muito interessante. Revelar como o autoexame é realizado e a sua importância preventiva pode ser uma pauta de grande relevância. Ampliar as discussões também é algo que não pode ficar de fora do radar dos gestores. Dificuldades psicológicas, anseios e transtornos são outros fatores que acompanham muito o curso da doença. Então, é valoroso chamar psicólogos e psiquiatras para ajudar no desenvolvimento de estratégias para superar esses desafios e ter um comprometimento ainda maior ao tratamento.
Compartilhe casos de superação
Não existe nada melhor do que ter alguém para se espelhar ou motivar. Por isso, os casos de superação têm uma relevância acentuada para quem pretende criar uma campanha de Outubro Rosa de sucesso no seu negócio. Trazer a experiência e a realidade real de quem já esteve frente a frente com a doença é uma dica muito importante.
Envolva a empresa com a causa
Além disso, ter um momento para tirar dúvidas é algo que não pode ficar de fora do planejamento. Priorizar o bem-estar de todos e criar um ambiente empático devem ser o objetivo central da equipe de RH e de gestão da empresa. A empresa como um todo precisa estar engajada para um movimento maior de inclusão, respeito e altruísmo. Um ponto que merece atenção é o fato de que o câncer de mama não é restrito às mulheres. Existem casos em homens, que são ainda mais agressivos pela pouca quantidade de tecido mamário. Isso revela como a participação coletiva deve ser geral, e não apenas direcionada às funcionárias da empresa.