Corriqueiramente, recebemos feedbacks de diferentes pessoas em ambientes diversos, em contexto formal ou informal. A grande maioria dos conselhos que recebemos passa despercebido, sem darmos a devida importância, e alguns deles retornam em forma de dor de cabeça, quando nos arrependemos de não tê-los absorvido. O feedback serve como uma avaliação, que pode ser de um único indivíduo, de um grupo de pessoas ou de uma empresa, por exemplo. Ele é muito utilizado no ambiente de trabalho, justamente por permitir uma análise de como estão sendo realizadas as atividades. É comum um gestor dar feedback para o funcionário sobre o que tem achado do trabalho dele. Da mesma forma, o funcionário pode compartilhar a sua perspectiva sobre o gestor. Um bom feedback é uma troca respeitosa e produtiva.
Mas, afinal, qual a importância disso? O feedback ajuda as pessoas a identificarem se estão no caminho certo. Quando um funcionário recebe um feedback sobre seu trabalho, ele pode ter consciência de onde está acertando e do que é preciso melhorar. Assim também acontece com as empresas que recebem feedback, seja ele dos empregados, parceiros, clientes ou outros públicos de relacionamento.
O que fazer para não estragar um feedback importante?
– Promova a autorreflexão: Ao invés de simplesmente rejeitar um feedback, faça a si mesmo a seguinte pergunta “Daquilo que me foi dito, o que pode alavancar o meu desempenho? Como posso trazer o conselho à prática?”. Desse modo, você deixará de colocar a emoção à frente da razão.
– Dê um passo atrás: Quando nos deparamos com comentários negativos, especialmente quando não os esperamos, tendemos a ser reativos. Sendo assim, para não ser reativo, tente não responder as críticas imediatamente. Peça mais detalhes e depois processe aquilo com que você concorda, com o que discorda e com o que você ainda não consegue se posicionar por ainda precisar de tempo para processar o feedback.
– Dê o sinal verde: Além de dar um passo atrás, você deve comunicar ao interlocutor que ele tem carta branca para falar aquilo que pensa. Quase tão ruim quanto não absorver um feedback valioso é deixar de recebê-lo. Esse é um erro que frequentemente cometemos por medo de ouvir o que não queremos.
– Mostre interesse: Para que feedbacks importantes continuem sendo dados, você deve manifestar interesse em continuar a recebê-los. Se possível, pré-determine prazos para acompanhamento e não deixe de remarcar encontros que sejam cancelados. Essa dica é especialmente útil para receber conselhos de mentores ou indivíduos com potencial para sê-los.
– Não fique cego com os comentários positivos: Quando você recebe um elogio, é normal ficar feliz e esse é um momento que deve ser comemorado! Entretanto, lembre-se: você precisa validar os comentários positivos que recebe e trabalhar imediatamente em cima dos negativos.
– Maximize a retenção: Como recorrentemente recebemos um feedback denso ou uma série de comentários ao mesmo tempo, corremos o risco de perder informação. Por isso, uma dica simples ou efetiva é armazenar as informações recém coletadas em um caderno ou aplicativo de celular.
– Um feedback é mais do que apenas palavras: Esteja alerta para sinais de comunicação não-verbais, pois a linguagem corporal do interlocutor diz muito sobre a postura dele no momento e a característica pessoal dele. Então, se você nota sinais de timidez em um indivíduo, pode ser interessante estimulá-lo a falar. Por outro lado, se um indivíduo adota postura prepotente e autoritária, você deve ficar atento à possibilidade de receber um feedback vago, com único objetivo de criticá-lo.