Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar nas “Melhores Empresas Para Se Trabalhar“. O que nem todos captam é que quem faz esta ou aquela empresa ser uma organização bem quista por todos são as pessoas. São os funcionários, os capitais humanos, que fazem com que uma empresa cresça e se multiplique em seu nicho mercadológico. Logo, o que faz uma empresa ser melhor para se trabalhar é a própria pessoa que nela atua.
Muitos profissionais ainda na graduação já buscam o segredo para alcançar um cargo elevado ou se destacar no mercado. Uma formação de qualidade, é claro, é o passo inicial para um futuro brilhante, mas para ser um profissional de sucesso é preciso ter muito mais do que se vê no currículo ou no diploma.
Conheça as 8 principais habilidades que também podem te tornar uma referência na sua área.
1. **Autoconfiança e autoconhecimento**
– Essas habilidades são importantes para você assumir riscos e ter segurança, são ótimas para o espírito empresarial, visando ser um líder e empreendedor.
– Para isso, saia da sua zona de conforto e comece a ter uma visão mais ampla de até onde você pode chegar; marque num papel seus objetivos, circule os que já alcançou e sempre determine novos; fuja das pessoas muito protetoras e de superiores que não delegam tarefas, limitando sua capacidade; para melhorar seu autoconhecimento, tente enxergar como as pessoas ao seu redor o vêem ou procure um especialista no assunto, como um terapeuta, para melhorar suas capacidades pessoais.
2. **Iniciativa**
– Essa característica é uma das mais decisivas para a formação de um profissional de sucesso. Pessoas que conseguem assumir riscos e responsabilidades, mesmo em cargos mais baixos, costumam se destacar perante as outras.
– O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exige que os profissionais apresentem um diferencial e sejam alguém imprescindível para o negócio, não apenas quem cumpre suas atividades diárias e vai embora.
3. **Flexibilidade**
– Ser flexível no mundo profissional é saber lidar com os desafios e imprevistos de maneira mais maleável, buscando soluções inovadoras, ajudando e estando disposto a seguir novos rumos de acordo com o que beneficiará o empreendimento.
4. **Vontade de aprender**
– Muitos profissionais cometem o grave erro de acreditarem que já sabem tudo.
– Perfis arrogantes ou preguiçosos são mal vistos no mercado de trabalho e trazem muitos problemas em todas as áreas da vida.
– Trabalhar é uma oportunidade de aprender todo dia, com pessoas de todas as idades e áreas de atuação.
– Toda forma de conhecimento é bem-vinda e importante para um brilhante futuro profissional.
5. **Trabalhar bem em equipe**
– Até mesmo as pequenas empresas exigirão, em algum momento, que você trabalhe em equipe.
– Cada pessoa tem alguma qualidade a oferecer. Um exercício diário de tolerância é tentar encontrar esses pontos positivos, em vez de apenas julgar os negativos.
– Uma boa convivência e colaboração mútua são as melhores estratégias para construir um ambiente profissional agradável, desenvolver habilidades e alcançar mais facilmente as metas da empresa.
6. **Comprometimento**
– Um profissional de sucesso não é aquele que trabalha apenas para ter uma recompensa financeira, mas aquele que tem gana de aprender e fazer a diferença no seu ambiente profissional.
– Muito mais do que um reconhecimento da gestão da sua empresa, esse profissional se compromete com as suas metas e em alcançar resultados como uma forma de satisfação pessoal.
– O seu envolvimento é apreciado naturalmente, e dificilmente ele terá recomendações ruins de recrutadores e líderes.
7. **Capacidade de inovação**
– Em um mercado competitivo, em que o acesso à graduação e às qualificações adicionais (como cursos de idiomas, MBA ou pós-graduação) se tornou mais democrático, os profissionais precisam apresentar um diferencial para o mercado de trabalho.
– As empresas estão ávidas por mentes criativas, que consigam pensar fora das questões técnicas e possam apresentar melhorias, assuntos e ferramentas que a maioria ainda não conhece.
– Um profissional de sucesso deve potencializar a sua capacidade de inovação, em todas as áreas, observando o mundo ao seu redor e colaborando com ideias que se destaquem perante a concorrência.
8. **Boa comunicação**
– Se comunicar bem não é apenas ter a capacidade de conversar com outras pessoas, mas também persuadi-las e motivá-las a alcançar as metas propostas.
– Ter segurança na fala, vencer a timidez, manter uma postura firme e demonstrar credibilidade em qualquer assunto são características muito importantes para os profissionais.
– Com uma boa comunicação fica muito mais fácil inspirar pessoas e ser melhor compreendido no ambiente profissional, seja pelas lideranças ou pelo resto da equipe.