O modelo de mercado de trabalho mudou muito e os colaboradores também. As novas gerações se preocupam mais com os posicionamentos e atitudes das organizações, por isso, as empresas estão investindo mais em bem-estar para os funcionários. Sentir-se bem com o trabalho provoca no colaborador a sensação de pertencimento e valorização, o que desencadeia diversos efeitos como o aumento da autoestima, da motivação e do engajamento.
Entenda como a comunicação interna tem impacto na produtividade da sua empresa.
Os efeitos de uma boa comunicação no rendimento dos seus colaboradores Analisar e planejar melhorias na maneira como os seus colaboradores se comunicam é algo essencial para garantir a produtividade da organização. Uma comunicação clara faz com que todos entendam o seu papel dentro da empresa – e este conhecimento reflete diretamente no desempenho dos seus colaboradores. Colaboradores bem informados, que sabem o que acontece no local em que trabalham, desenvolvem as suas atividades com mais qualidade, agilidade e comprometimento. Já funcionários que não sabem qual é o seu papel na organização ou como estão as metas da empresa, apresentam menos tendência a buscar o melhor desempenho, não se sentem tão engajados à marca ou motivados com o trabalho que desenvolvem – e todos estes são elementos que surtem efeitos negativos na produtividade.
A melhoria da comunicação interna deve ser constante: forneça informações claras e precisas acerca de metas, divida conquistas e desafios com os seus colaboradores.
Como promover uma boa comunicação interna?
Como a comunicação interna tem um papel vital no sucesso do negócio, existe a necessidade crescente de melhorar os níveis de comunicação no dia a dia empresa. A seguir estão as principais dicas para te ajudar a desenvolver uma comunicação interna ainda mais eficaz:
– Facilite o acesso à informação Como falamos acima, transparência é importante no processo de comunicação nas empresas. Para engajar e estimular a produtividade, o funcionário deve conseguir chegar às informações que são relevantes a ele. Na prática, comunique mudanças, anuncie novidades e compartilhe de modo claro as informações não-sensíveis com o time, seja através dos gestores da empresa ou dos canais de comunicação oficiais.
– Estabeleça cultura de feedback Uma parte importante da comunicação nas empresas se baseia em saber dar retorno ao time. De forma individual mas também em grupo, cultive a cultura do feedback para sempre retornar ao time o que vem dando certo e o que precisa ser melhorado. Isso estabelece canais diretos de diálogo que só têm a fomentar o crescimento das partes envolvidas.
– Use a tecnologia a seu favor Quando se fala em comunicação interna, muitas empresas associam aos simples quadros de avisos e mensagens escritas espalhadas pelo espaço de trabalho. A verdade é que a comunicação não precisa e nem deve mais ser assim. Tente sempre desenvolver canais que os colaboradores já estejam familiarizados e são utilizados no dia a dia. Aproveite inclusive os canais digitais que o seu time usa para tornar a comunicação mais dinâmica, ágil e até mesmo divertida.
– Promova a interação cara a cara Usar a tecnologia é imprescindível, mas o cara a cara também conta muito na comunicação interna. Faça com que seu ambiente de trabalho seja saudável e estimule conversas frente à frente, seja em reuniões, eventos e treinamentos ou no dia a dia, pelos corredores mesmo. Garantir que o time interaja pessoalmente também é importante para evitar as interpretações erradas que a comunicação escrita pode causar, também passando um sentimento de conexão e empatia entre os colaboradores.