O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o Câncer de Mama, que possui o objetivo de informar sobre a prevenção contra essa doença e mostrar a importância do diagnóstico precoce.
O câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais afeta e mata mulheres, seguido pelo câncer colorretal e colo de útero. Por isso, neste mês, muitas instituições e órgãos de saúde realizam ações de conscientização sobre essa doença que, infelizmente, atinge milhares de mulheres no mundo. As empresas também precisam participar dessa conscientização mundial, principalmente se quiserem promover saúde, bem-estar e qualidade de vida para as colaboradoras.
A importância do Outubro Rosa
É importante lembrar que todos os órgãos, instituições, entidades e empresas precisam participar dessa campanha para a prevenção de mortes causadas pelo Câncer de Mama. Então, vamos lembrar a importância de participar desse conscientização:
– Reforça a relevância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama.
– Incentiva as medidas práticas recomendadas pelos médicos, como check-up com o ginecologista e o exame de mamografia.
– Encoraja mulheres que sentem medo de realizar consultas e exames.
– Empodera aquelas que estão na luta contra o câncer.
– Mostra a luta de mulheres que já venceram a doença.
– Informa aquelas que tiveram o diagnóstico da doença, mas não sabem sobre as possibilidades de tratamentos.
– Informa, conscientiza e quebra tabus em toda a população.
– Traz à tona a importância do apoio psicológico nessa jornada.
As 5 melhores ideias de ações para fazer na empresa
Veja o que pode ser feito na sua empresa para falar sobre o Câncer de Mama, conscientizar os colaboradores sobre a doença e dar suporte para quem estiver vivendo esse momento delicado. Temos algumas sugestões que vão te ajudar, logo abaixo:
1. Incentivo às consultas
A empresa pode liberar as colaboradoras que desejarem realizar as consultas de check-up ginecológico para realizarem os exames adequados na prevenção contra o Câncer de Mama. Se possível, a empresa pode buscar uma parceria de um consultório para indicar a quem deseja fazer os exames, de forma gratuita ou com descontos. Melhor ainda se a empresa conseguir pagar essas consultas ou oferecer plano de saúde para os colaboradores.
2. Dia em que todos vestem rosa
O setor de RH pode definir uma data no mês de outubro para que todos da empresa venham vestidos com roupas na cor-de-rosa, homens e mulheres. Se preferir, a empresa pode mandar fazer camisetas com essa cor e oferecer para todos da instituição. O laço rosa da campanha e o logo da empresa podem ser estampados no tecido.
3. Materiais de conscientização
Os materiais de conscientização sobre o Outubro Rosa podem ser espalhados pelas dependências físicas da empresa, como nos banheiros, corredores e painéis de avisos. A empresa pode também, apostar em campanhas de conscientização online, através de e-mails, grupos de conversas, redes sociais, entre outros meios.
4. Promova eventos com especialistas
Nada melhor do que especialistas sobre o Câncer de Mama para explicar melhor os tipos de prevenção, exames e tratamentos contra a doença. Sendo assim, promova eventos, palestras e rodas de conversas com especialistas no assunto para conscientizar todos da sua empresa neste Outubro Rosa.
5. Trabalho voluntário
O trabalho voluntário é um ato de amor e cuidado com todos aqueles que precisam de ajuda e atenção. Por isso, no mês do Outubro Rosa, a empresa pode convidar os colaboradores para realizarem trabalhos voluntários com organizações que combatem e previnem o Câncer de Mama.