Você está se perguntando como escrever um perfil no LinkedIn quando está desempregado? Isso pode parecer estranho, mas se você está desempregado, na verdade você tem melhores oportunidades de se promover no LinkedIn do que outros usuários. Fazer marketing no LinkedIn quando você está procurando um novo emprego pode ser assustador. O que você deve divulgar sobre sua busca de emprego e objetivos – e quanto? Use essas dicas para ter um perfil forte no LinkedIn – um que diga aos empregadores por que você é um ativo para a organização deles, enquanto capitaliza sua capacidade de promover livremente suas habilidades.
1. Seu título
É aqui que você deve garantir que sua proposta de valor (em vez de seu status de emprego) se destaque. Afinal, seu título do LinkedIn é um imóvel de primeira. Ele é exibido em quase todas as interações que você terá no site e é o campo de maior peso no esquema de indexação do LinkedIn. No entanto, seu status de emprego NÃO é a mensagem da marca a ser enviada aos empregadores. Esse é definitivamente um dos erros comuns de título do LinkedIn. Em vez disso, você desejará exibir uma promessa clara de valor, ao mesmo tempo em que faz alusão (mas não declara diretamente) à sua busca por emprego.
2. Seu Resumo
Assim como o título do LinkedIn, seu resumo pode ser usado para enviar uma mensagem direta aos empregadores, referindo-se à sua proposta de valor em primeiro lugar. Quais serviços você fornece como um negócio de um? A melhor maneira de fazer isso é adicionar uma lista vertical de suas habilidades abaixo de sua declaração de marca pessoal, que é basicamente você explicando o problema que você gostaria de resolver para os empregadores e o que você gostaria de fazer em seguida com suas habilidades.
3. Sua experiência
Se o seu emprego terminou recentemente, você tem várias opções. Alguns usuários deixam seu perfil do LinkedIn como está por alguns meses, especialmente se tecnicamente ainda estiverem “empregados” por receberem indenização. Você pode precisar verificar com seu ex-empregador antes de fazer isso. Outra opção é simplesmente dar ao seu antigo emprego uma data de término no seu perfil do LinkedIn. Embora isso reduza a capacidade de pesquisa do seu perfil (ligeiramente), essa também é a maneira mais direta de mostrar seu status atual. Em alguns casos, os candidatos a emprego adicionam um “emprego atual” para dar aos recrutadores uma ideia do título que estão procurando, deixando claro que estão desempregados no momento. Caso você decida fazê-lo, um simples “COO em transição” ou “Representante de vendas aberto à responsabilidade territorial” pode servir para informar seus visualizadores de perfil do LinkedIn sobre seu status.
Estar desempregado é, na verdade, um bom motivo para cuidar do seu perfil do LinkedIn com entusiasmo renovado. Se você usar palavras-chave e mensagens de marca apropriadamente e alavancar sua capacidade de ser mais aberto em sua busca de emprego, provavelmente ganhará mais tráfego (e oportunidades de emprego) como resultado.