Negociações salariais podem ser complicadas, mas não há como escapar delas. Em algum momento de sua carreira, esteja se candidatando a um emprego ou buscando uma promoção, você se encontrará no meio de uma negociação salarial. Essas conversas não precisam ser desconfortáveis. Como tudo na vida, conhecimento e preparo podem fazer toda a diferença. Como funcionário, se você conhece seu valor e pode apoiá-lo com resultados quantificáveis , pode apresentar argumentos convincentes durante suas negociações salariais. No entanto, sempre há tendências em constante mudança e coisas que os candidatos a emprego devem estar atentos enquanto se preparam para negociar seu salário.
A economia pode mudar em um piscar de olhos Este é um fator importante a ser lembrado e 2020 foi um bom exemplo de como a economia pode mudar rapidamente. Como resultado da pandemia do COVID-19, fechando negócios e mudando os modelos de negócios, muitas empresas foram forçadas a demitir funcionários. Com a disponibilidade das vacinas em 2021, os negócios começaram a reabrir mas o mercado é completamente diferente. Por exemplo, setores afetados significativamente pela pandemia, como restaurantes, varejo, hotelaria e empregos sazonais estão lutando para preencher vagas e estão aumentando os salários para atrair candidatos a trabalhar para eles.
Por outro lado, muitos funcionários experimentaram o trabalho remoto em 2020, então a demanda por trabalhos remotos está aumentando. Uma pesquisa recente do FlexJobs descobriu que, após a pandemia, 65% das pessoas ainda desejam trabalhar remotamente em período integral e outros 33% preferem um regime de trabalho híbrido, no qual dividem seu tempo entre o escritório e a casa. Muitos setores sob demanda, como tecnologia e software, segurança cibernética, comércio eletrônico, jogos e telemedicina, são empregos que se prestam ao trabalho remoto e o mercado para essas funções será extremamente competitivo. Se você estiver procurando emprego em um desses setores ou em outros setores em demanda, poderá enfrentar pessoas com conjuntos de habilidades muito semelhantes.
Isso pode afetar significativamente seu valor, especialmente se você mora em um mercado onde há mais pessoas qualificadas com os mesmos conjuntos de habilidades do que empregos disponíveis. Nesses casos, você terá que ir além para se destacar e ainda poderá sofrer uma pequena redução salarial. Mas, no extremo oposto do espectro, se você vive em um mercado onde suas habilidades são procuradas e não há muita concorrência, você pode usar isso a seu favor durante as negociações salariais.
O salário depende em grande parte da experiência, localização e condições econômicas. Todas essas coisas podem ser muito fluidas e é por isso que fazer pesquisas é tão importante.
Nunca pare de fazer pesquisas A pesquisa salarial não se limita apenas a quem procura trabalho. É algo que todos os profissionais deveriam fazer. Mesmo que as coisas estejam indo bem com o seu trabalho e você não esteja necessariamente no mercado para um aumento de salário, ainda é uma boa ideia verificar o mercado às vezes para ver qual é o salário médio para o seu cargo a qualquer momento. A necessidade de uma pesquisa salarial consistente é ainda mais importante na economia pós-pandemia, onde há tantas flutuações no mercado. Cada setor foi impactado de maneira diferente pelo COVID-19 e isso acabará por desempenhar um papel nos aumentos salariais que as empresas oferecem aos funcionários atuais e nos salários oferecidos aos novos funcionários.
Quanto mais informações você tiver sobre o seu valor, mais confortável se sentirá para negociar o salário. Também é importante lembrar que o salário é apenas uma parte da equação. Muitas empresas oferecem fortes pacotes de benefícios aos funcionários, que incluem um bom seguro de saúde e benefícios de aposentadoria, além de generosas folgas remuneradas e outras regalias.
Os salários estão sempre mudando Só porque você ganha um determinado salário hoje não significa que vai continuar assim ou aumentar. As responsabilidades e requisitos do trabalho podem mudar, e os melhores funcionários são aqueles que geralmente estão um passo à frente e mostram vontade de ser flexíveis. Dê um passo para trás de vez em quando e pense em como seu trabalho está mudando. Adquira os conjuntos de habilidades necessários para se manter à frente e reserve um tempo para encontrar maneiras de ir além e expandir suas responsabilidades de trabalho.
Ao fazer isso, você não está apenas crescendo em seu cargo, mas pode estar se preparando para subir na empresa. Essas características irão prepará-lo não apenas para justificar seu salário, mas também para lhe dar alguma vantagem nas negociações salariais, se você estiver buscando um aumento salarial.
Salário e planejamento de carreira andam de mãos dadas Os aumentos salariais normalmente não acontecem por acaso. Eles geralmente são resultado de muito trabalho e crescimento contínuo na carreira. Desde o momento em que você inicia um trabalho, você deve estar sempre pensando em maneiras de não apenas atender às expectativas, mas superá-las. Ao montar um mapa de carreira, você pode planejar suas metas e estratégias para aumentar gradativamente seu valor como funcionário.
Ao marcar essas realizações, você pode ter uma noção se está dentro do cronograma, ou mesmo adiantado, para atingir determinados marcos de carreira. Acompanhar esses marcos é importante porque pode ajudar a determinar o momento certo para abordar o tema do salário e reforçar seu caso durante as negociações. Lembre-se, você é um empresário e é importante sempre saber o valor que você oferece ao seu empregador.
Algumas estratégias de negociação salarial nunca mudarão, mas será importante acompanhar as tendências pós-pandemia e seus impactos no salário, pelo menos no futuro imediato.