O Ano Novo é sempre uma época de novos começos, de mudanças e de estabelecer metas. Então, naturalmente, é quando muitas pessoas começam a pensar em procurar um novo emprego ou iniciar uma mudança de carreira. Na verdade, janeiro é o mês de procura de emprego mais movimentado do ano. Para aqueles que estão pensando em mudar de emprego ou carreira, a chegada do Ano Novo é a oportunidade perfeita para refletir sobre suas experiências passadas e pensar em qual direção você pode querer tomar no futuro. Se você está pensando em mudar de carreira, o início do ano é uma das melhores épocas para isso.
1. Reflita sobre o seu ano
Reserve algum tempo para considerar sua carreira no ano que acabou. Se você não gosta do seu trabalho, tente descobrir o porquê. É devido ao trabalho em si ou a algo relacionado ao local de trabalho, como um relacionamento ruim com seu gerente, falta de oportunidade de crescimento para você ou uma estrutura organizacional ruim? Se você gosta do que faz e são fatores externos que considera limitantes, pode fazer sentido estabelecer como meta encontrar uma nova posição. O mesmo vale se você se sentir positivo em relação ao seu campo, e estiver pronto para responsabilidades mais significativas.
2. Inventário de suas habilidades
Revise seu histórico de trabalho, voluntariado, extracurricular e acadêmico para identificar atividades ou elementos de suas funções anteriores que você achou estimulantes ou agradáveis. O que você mais gostou? Faça um inventário das habilidades que você gostou de usar. Desenvolva uma lista de habilidades preferidas de seis a nove habilidades ou atividades que você gostaria de utilizar em uma nova carreira.
3. Seja voluntário para ganhar experiência
Se possível, procure posições de voluntariado dentro do campo escolhido. Por exemplo, se você está considerando o trabalho social geriátrico, ajude em um centro de idosos. Se você está na escola, desempregado ou trabalhando em casa, considere um estágio de meio período em seu campo alvo. Além de ajudar outras pessoas, você terá uma experiência relevante para agregar ao seu currículo. Você pode até transformar sua posição de voluntário em um trabalho.
4. Confira o que seus amigos fazem
Ative sua curiosidade sobre a vida profissional de amigos e pessoas em sua rede social. Pense nas funções de colegas, fornecedores ou clientes que podem ser uma boa opção para você e entreviste-os sobre a natureza de seu trabalho. Compartilhe sua lista de habilidades com eles e peça ajuda para pensar em opções de carreira que podem valer a pena considerar em seu setor. Peça aos seus contatos que os apresentem a pessoas que eles conhecem que estão em áreas de seu interesse e pergunte sobre a possibilidade de se encontrarem para uma entrevista informativa.
5. Envolva-se em Pesquisa de Carreira
Quanto mais você aprender, mais fácil será tomar decisões e definir metas para si mesmo. Comece a ler sobre carreiras de interesse navegando em sites ou publicações em sua livraria ou biblioteca local. Identifique duas novas carreiras para pesquisar a cada semana e mantenha um diário de seu interesse em cada uma. Meça as carreiras em relação à sua lista de habilidades preferidas. Para os campos com um apelo genuíno, compile uma lista de perguntas a serem pesquisadas para que você possa avaliar totalmente a adequação dessa carreira para você.