Linkedin é uma rede social voltada para relacionamentos profissionais que pode ser usada para encontrar emprego, anunciar vagas, fazer parcerias e networking. Para quem quer criar o seu currículo online, se desenvolver na carreira e ter uma posição de destaque no mercado de trabalho, o LinkedIn é uma das melhores ferramentas.
Atualmente com mais de 500 milhões de usuários, ele é considerado a maior rede social profissional que existe. Assim como outras mídias sociais, ele possibilita a interação entre os membros e o acesso é, em grande parte, gratuito e bastante intuitivo. A grande diferença é que essas interações têm relação direta com a sua carreira (para o bem ou para o mal) e com o sucesso da sua empresa.
Confira 5 motivos para se conectar, mesmo que seja com pessoas desconhecidas.
1 – O LinkedIn tem um propósito diferente das demais redes sociais. Aqui o foco é profissional, e não pessoal! LinkedIn é uma rede social que tem como foco os relacionamentos profissionais. Podemos dizer que é uma grande plataforma que ajuda pessoas e empresas a anunciarem vagas, procurar empregos, alimentar a sua rede de contatos (networking), fazer parcerias, dentre outras atividades relacionadas. Se fosse para simplificar o LinkedIn em algo que conhecemos no mundo prático, podemos dizer que é um grande currículo online, com funcionalidades dinâmicas, sendo possível interagir com outras pessoas que estão ali com o mesmo objetivo. Sendo assim, quanto mais visibilidade, melhor!
2 – Quanto mais networking, maiores são as chances de você ser indicado para um cargo quando existe uma oportunidade Fazer networking é importante para fazer com que você seja lembrado entre as pessoas que atuam no seu segmento. Essa lembrança é importante, por exemplo, para que você seja indicado para uma vaga na sua empresa ou na empresa da pessoa que o indicou. Mas lembre-se, não é apenas mandar bom dia para os seus contatos diariamente, sem qualquer motivo ou qualquer vontade de saber como eles estão naquele momento. Um networking eficiente deve ser feito de forma profissional e cuidadosa para que as pessoas lembrem de você de forma positiva – e não como alguém inconveniente, certo?
3 – Ao aumentar o número de contatos, você amplia sua visibilidade na rede A ligação entre os usuários possibilita interligar e verdadeiramente conectar pessoas e empresas que compartilham os mesmos interesses profissionais. O ideal é que sejam ligadas à sua área de atuação. São esses contatos que você consegue acompanhar diretamente e alcançar com suas publicações. E a verdade é que você conta não só com a sua rede de conexões, mas com a rede de todas as pessoas com quem você está conectado. Funciona assim: se você tem 100 conexões e essas 100 também têm outras 100, significa que seu perfil estará disponível a um total de 10.000 conexões quase que diretamente.
4 – Novas conexões oportunizam novos aprendizados e reflexões “Quem não é visto não é lembrado” e quem só é visto pode ser rotulado como interesseiro e não interessante. Perceba que a diferença entre os dois adjetivos está na forma como mostramos que estamos presentes. Até mesmo as relações profissionais precisam ser genuínas e estabelecer compartilhamentos agregadores. É preciso ter interesse verdadeiro nas pessoas e ir demonstrando como a sua presença pode ser positiva com o tempo.
5 – Nem sempre as pessoas que estão do seu lado são as que te ajudam em tempos difíceis. Agora é o momento de ousarmos da tecnologia e das inovações do mercado, já que os nossos compromissos e encontros se resumem a uma tela de computador ou do celular. Portanto, planeje encontros construtivos pelas plataformas virtuais, engaje e aprimore as suas conexões. Leve em conta que o networking não se limita apenas à conversas, mas também a encontros inesquecíveis juntos, como um café informativo, um happy hour e exercícios virtuais. E então? Você está disposto a aceitar novas conexões?