Ter funcionários qualificados em uma equipe, não significa, necessariamente, que o time entregará ótimos resultados. Para isso, os membros precisam possuir uma habilidade em comum: saber trabalhar em grupo. O segredo de uma equipe com bom desempenho está na capacidade de cada um executar suas funções com qualidade e, ainda, auxiliar os colegas a cumprir com as demandas deles – afinal o sucesso de um negócio não está relacionado com a entrega de apenas uma tarefa, mas, sim, é resultado do trabalho de todos.
Infelizmente, existem muitas pessoas que ainda trabalham de maneira individualista, para conquistarem o mérito sozinhas. No entanto, empresas que possuem funcionários com esse perfil tendem a ficar para trás pois, entende-se que o objetivo de uma companhia só consegue ser plenamente alcançado com o esforço somado de todos os colaboradores.
O que realmente significa trabalho em equipe? O trabalho em equipe é a prática de integrar o trabalho dos membros de uma mesma equipe para que a execução da tarefa seja realizada de forma compartilhada a fim de se chegar a melhores resultados. No entanto, falar em trabalho em equipe é fácil. Difícil mesmo é alinhar interesses, competências e habilidades de profissionais distintos. Por isso, não significa apenas juntar um grupo de pessoas, é necessário que as empresas desenvolvam o hábito da integração e do trabalho colaborativo. É por isso que muitas organizações encontram dificuldades no momento de implementar esse conceito entre seus colaboradores.
Para que de fato o trabalho em equipe seja desenvolvido, é preciso ter em mente que ele leva tempo e requer mudanças na cultura organizacional e no modo como a empresa interage com seus funcionários.
Como estimular o trabalho em equipe dentro da sua empresa:
Defina os papéis e funções de cada pessoa
Será que cada um de seus funcionários sabe exatamente o que se espera deles? Ter as funções definidas evita sobreposições – ou seja, mais pessoas do que o necessário para realizar determinada atividade – e tarefas sem “donos”. Ao contrário do que possa parecer, isso não gera um ambiente individualista, onde cada um só cuida da sua tarefa. A definição de papéis reduz a ocorrência de conflitos e desentendimentos entre a equipe, favorecendo um ambiente de colaboração.
Some habilidades distintas
Ao criar uma equipe, busque por membros que possuam habilidades diferentes e complementares. Considere, também, incluir pessoas de gerações diferentes. Assim, cada um pode contribuir com aquilo que faz de melhor e se sentir valorizado por trazer algo relevante para o time.
Incentive o diálogo aberto
O trabalho em equipe só ocorre em um ambiente no qual todos interagem, questionam, sabem ouvir e respeitar a opinião dos demais integrantes. Promova um clima onde as pessoas possam tirar dúvidas sem receios.
Demonstre confiança no time
O trabalho em equipe demanda confiança entre as pessoas e você, dono do negócio, precisa dar o exemplo. Delegue responsabilidades, evite centralizar tudo. Consulte a equipe quando tiver de tomar decisões e realmente leve as opiniões em consideração.
Pratique o feedback
O feedback é um processo construtivo, que deveria fazer parte da rotina de empresas de todos os tamanhos. O trabalho em equipe fica prejudicando quando alguém não está atuando como esperado e o feedback ajuda a corrigir posturas. Por isso, é fundamental que você – e os líderes de sua equipe – saibam como dar um feedback e adotem esta ferramenta de gestão de pessoas no dia a dia do trabalho.
Desperte o trabalho em grupo
Uma boa maneira de estimular a prática é fazendo reuniões de rotina para apresentar problemas que só podem ser resolvidos com o time trabalhando em conjunto: os membros devem aprender a superar os desafios juntos e encontrar as melhores soluções em um exercício em grupo, uma vez que o problema não é responsabilidade de apenas um só integrante, e sim de todos. Essa iniciativa mostra aos funcionários que podem contar uns com os outros na hora de resolver um contratempo.